Parada LGBTQIAPN+ dos Campos Gerais coloriu o domingo de Ponta Grossa
Após contratempos, a Parada LGBTQIAPN+ dos Campos Gerais aconteceu no dia 12 de novembro, na Concha Acústica, ao lado do Shopping Popular e da Estação Saudade. Em um domingo de muito sol, o público se reuniu no centro de Ponta Grossa para apreciar a apresentação de drag queens e músicos locais.
Apesar de problemas decorrentes de mudança de local, o trâmite legal para obtenção dos alvarás e a intrusão de fundamentalistas religiosos com violação dos direitos humanos, que realizavam entrega de folhetos de caráter lgbtfóbico e afirmavam que era a última oportunidade de “se arrepender”, a Parada ocorreu da melhor maneira possível, como informou a equipe organizadora.
O evento, que deveria acontecer no Lago de Olarias, foi remarcado após problemas com o mau tempo. Por logística de montagem de palco, aconteceria no Parque Ambiental, no mesmo local onde ocorre o projeto Sexta às Seis. Mas, em razão da presença do Parque de Diversões, foi alterado mais uma vez para perto do Shopping Popular.
É necessário ressaltar a importância de eventos que evidenciam a presença LGBTQIAPN+ em Ponta Grossa, para que a população com representatividade minoritária na sociedade seja vista e políticas públicas possam ser implementadas para atender demandas emergenciais desta população.
A partir desse ensaio, a equipe Elos busca retratar as diferentes pessoas presentes na Parada e na comunidade LGBTQIAPN+ de Ponta Grossa, em toda a sua pluralidade e vivências diversas.
Por Victor Schinato e Vinicius Orza