No dia 27 de abril foram registrados os primeiros alagamentos no estado do Rio Grande do Sul, e três dias depois Porto Alegre já havia aberto os primeiros abrigos da cidade. De acordo com a Defesa Civil mais de 440 municípios do estado foram atingidos. Um mês depois, as chuvas continuam e cada vez a situação fica mais difícil para a população da região. Mesmo com a água abaixando em algumas cidades os danos ainda são incalculáveis. Em todo Brasil mobilizações estão sendo feitas para conseguir donativos, confira abaixo o que doar e os pontos de coleta em Ponta Grossa.
Os Correios do país inteiro estão recebendo doações destinadas para o Rio Grande do Sul de forma gratuita. As doações são transportadas até o estado gaúcho sem custo nenhum para o doador. A prioridade é a doação de água potável, além de material de limpeza seco, ração para pets, cobertores, produtos de higiene entre outros. Alguns materiais específicos estão sendo requisitados, como absorventes para mulheres e fraldas para bebês. Em Ponta Grossa existem dez Agências de Correios, todas aceitando os donativos.
O Grupo Tacla, rede de shoppings centers do Sul do Brasil, disponibilizou seus imóveis como centro de coleta de donativos. As doações podem ser entregues no Palladium Shopping Center, que fica na rua Ermelino de Leão, 703, em Olarias, e funciona das 10h às 22h. O foco é a arrecadação de roupas de cama e banho, além de itens de higiene pessoal e cestas básicas fechadas.
Outra iniciativa na cidade é o ‘JOIA Solidário’, realizada pela organização dos Jogos Inter-Atléticas de Ponta Grossa (JOIA). As 21 atléticas das universidades da cidade possuem pontos de arrecadação em seus locais de estudo, aceitando roupas e cobertores. A ação encerra em 8 de junho, no Ginásio de Esportes Zukão, onde todos os donativos serão contabilizados.
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) iniciou a campanha “Criança tem de brincar”, com o objetivo de levar alegria para as crianças que se encontram nos mais de 30 abrigos de Porto Alegre. Os brinquedos podem ser enviados para a Sede da Sociedade de Pediatria do RS, na Av. Carlos Gomes, 328 – Sala 305 – Porto Alegre – RS – CEP 90480-000, onde levarão as doações para os abrigos.
O governo do estado do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações SOS Rio Grande do Sul, em que os recursos arrecadados são revertidos para apoio humanitário às vítimas das enchentes e reconstrução das cidades. As doações podem ser feitas por meio da Chave Pix 92.958.800/0001-38.
Para facilitar as doações é necessário que os materiais doados estejam em bom estado e corretamente embalados. Separe os itens por categoria e em caixas ou sacolas com boa vedação, para os alimentos é necessário que não sejam perecíveis e estejam dentro da data de validade e lacrados.