Ocupação Ericson John Duarte recebe 15 milhões para a reurbanização do local

A conquista da comunidade veio através do programa Periferia Viva do Governo Federal

 

Maria Eduarda Leme

 

  No último dia 28 de julho, foi anunciada uma conquista histórica para a comunidade da Ocupação Ericson John Duarte, de Ponta Grossa. Na data, foi realizado um cerimonial no local para anunciar mais de R$15 milhões para a reurbanização na área do Parque Andorinhas, através do Programa Periferia Viva, que faz parte do novo plano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A verba será destinada para o início das obras do plano de desenvolvimento comunitário, elaborado em 2023, em conjunto com a Prefeitura de Ponta Grossa e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

  A ocupação teve seu início em 04 de dezembro de 2021 e é marcada por uma trajetória de mobilização, de luta por moradia digna e coordenada pelo Movimento Popular de Luta (MPL). No dia 5 de junho de 2024 foi assinado o termo de cessão de uso do terreno onde está localizada a ocupação. A assinatura do termo, em conjunto com a prefeita Elizabeth Schmidt, foi o primeiro passo para a regularização e construção das casas.

Foto: João Bobato

  A verba recebida pelo Governo Federal vai transformar a vida de mais de 200 famílias pelo projeto aprovado no plano PAC. O projeto prevê a realização das seguintes obras: pavimentação de todas as ruas, instalação das redes de água e esgoto, iluminação em LED, construção de áreas de lazer e espaços comunitários. 

  O coordenador da Ocupação, Leandro Dias, comentou sobre a proposta inscrita no plano PAC ter tido êxito e viabilizado a conquista da verba para o início das obras. “Nós colocamos a pauta do direito à moradia na cara das pessoas, pois o problema existia mas ficava debaixo da superfície”, explicou. 

  A moradora Jussara Dias, que está presente na ocupação desde o começo, comentou sobre as dificuldades enfrentadas nos primeiros meses. “Foi muito difícil, por causa da falta de água. Não tínhamos banheiro e nem luz”. Jussara expressou também seu sentimento de felicidade após a nova conquista para os moradores. “Para nós é uma vitória, acredito que agora tudo vai melhorar, a gente sempre esteve lutando pra isso”, afirma. 

  Apenas duas cidades do Paraná foram contempladas com o programa Periferia Viva, Ponta Grossa e Rio Branco do Sul. Ao todo, no Brasil, foram aprovados 49 projetos. De acordo com Dias, ainda não existe data certa para o início das obras. Para que isso aconteça, será necessário que seja realizado o processo de licitação e contratação de empresas, passos estes que dependem de ações da gestão municipal.

Foto: João Bobato

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta