Lorena Santana e Natália Almeida
A Organização Espírita Cristã Irmã Scheilla atua há mais de 70 anos na cidade de Ponta Grossa com atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de doações de roupas e refeições como almoço e jantar. A entidade teve início com a participação de mulheres que se reuniam para a confecção de roupas de bebê. Atualmente, são atendidas cerca de 150 famílias por mês.
A casa conta com um brechó para a venda de roupas, que é a principal fonte de renda da instituição. A presidente explica que o brechó contribui com materiais para os outros brechós da região. Tem pessoas que compram por um preço abaixo e vendem em outros lugares, então ajuda na sobrevivência das famílias também. “As roupas em melhores condições a gente vende por dez, cinco reais, depende do material. Mas para quem bate na porta, a gente doa, quem vem pedir, a gente doa”, relata.
De acordo com a assessoria da Prefeitura de Ponta Grossa, a estimativa é de que entre 100 a 120 pessoas estejam efetivamente em situação de rua na cidade. Deste total, mais de 91% são homens. No inverno, essa é a população que mais sofre o impacto das baixas temperaturas. A mais baixa registrada no município em 2025 foi de -2,3°C, medida em 25 de junho, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Essa temperatura foi registrada durante uma onda de frio que atingiu o estado do Paraná, causando geadas em várias regiões.
Neste ano, foram registradas pelo menos três mortes de pessoas em situação de rua devido ao frio extremo na região Sul do Brasil, principalmente devido à massa de ar polar que atingiu a área.
Doações
Com a intenção de assistir as pessoas em situação de rua, a instituição recolhe doações da comunidade e as distribui para quem precisa. A campanha é contínua e permanece aberta durante o ano todo. A presidente do local, Maria Etelvina Madalozzo, enfatiza a necessidade de doações de agasalhos masculinos. “Normalmente, recebemos um número muito maior de roupas femininas, o nosso principal apelo é por agasalhos masculinos, especialmente por ser o perfil de pessoas que mais nos procuram”, explica. O horário de atendimento é de segunda a sábado pela manhã, a partir das 9 horas. À tarde, o atendimento inicia às 16 horas durante a semana e no sábado a partir das 17 horas.