Invisibilidade social é um conceito aplicado nas Ciências Sociais referente a pessoas que encontram-se invisíveis socialmente, seja por indiferença ou por preconceito estrutural. A ausência de políticas públicas contribuem para a permanência da invisibilidade social. O conceito remete as pessoas que estão à margem da sociedade seguindo fatores históricos, culturais, sociais, religiosos e econômicos. São exemplos os moradores de ruas e os idosos que, quando ignorados, compõe apenas como mais uma peça da paisagem urbana das cidades.
Luiz Carlos Gomes leva um pouco de alegria pelas ruas de Ponta Grossa. Luiz Gomes tira seu sustento através de contribuições das pessoas que param para ouvir sua música nas avenidas mais movimentadas da cidade.
Morador de rua, conhecido como Sidão, pede dinheiro no semáforo da rua Benjamin Constant em Ponta Grossa para comprar uma refeição.
Genildo Rosa de Almeida comenta que perdeu seu emprego pelo motivo de ter crises de convulsões e está esperando a perícia médica do INSS para se encostar por invalidez. Atualmente Genildo é morador de rua e pede dinheiro nas ruas de Ponta Grossa para se alimentar.
Morador de rua procurando por comida e vestimentas na caçamba de lixo próximo do Terminal Central de Transporte Coletivo Urbano em Ponta Grossa.
Pegar o transporte público é uma dificuldade para o munícipe de Ponta Grossa, Ademir da Silva. O senhor comenta que apresenta paralisia em uma das pernas e necessita de assistência para embarcar no ônibus, o que deixa Ademir frustrado por precisar do motorista.
Ótimo tema para redação.