Defensoria com Elas contou com orientações jurídicas e agendamentos na área de direito da família
No dia 26 de abril , na sede da Defensoria Pública de Ponta Grossa, aconteceu pela terceira vez a ação Defensoria com Elas. Foi um dia inteiro voltado para tratar de assuntos como divórcios, pensão alimentícia, encaminhamento para cumprimento da Lei Maria da Penha e orientações jurídicas para mulheres da cidade de Ponta Grossa e região que precisassem de auxílio.
A defensora pública Raísa Bakker relata que o objetivo desse mutirão voltado às mulheres é incluir a Defensoria Pública (DPE) na rede de proteção à mulher. “Seja ela cis, lésbica ou trans, educando em direitos e na formação de lideranças locais da rede”.
Ao todo, 20 mulheres procuraram resolver problemas pendentes através do mutirão. As mulheres que foram atrás de auxílio após sofrerem violência doméstica foram encaminhadas para a Casa da Mulher de Ponta Grossa, onde vão receber o devido acolhimento com atendimento psicológico e social.
Uma das mulheres atendidas durante o dia, que preferiu não se identificar, explica como foi o atendimento dos funcionários e advogados da Defensoria. “Fui bem recebida, bem acolhida e bem informada, os profissionais são totalmente capacitados para resolução dos problemas”. Além disso, ela considera a importância da ação da defensoria em forma de mutirão para dar suporte às mulheres que estão precisando de ajuda juridicamente.
A ação foi divulgada pelas redes sociais do DPE do Paraná e foi assim que a maioria das mulheres que participaram desse dia ficaram sabendo do serviço. Segundo a defensora Raísa Bakker, ainda não há previsão para a próxima edição da Defensoria com Elas.
Preciso urgente de defensoria pública