Jardim do Maio Laranja promove conscientização sobre a violência contra crianças e adolescentes

Jardim simbólico marca o 5° evento da X Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes em Ponta Grossa

Bebel Costalonga e Malu Dip

Jardim de flores em alusão à campanha “Faça Bonito”. Foto: Malu Dip.

 Na manhã do dia 15, aconteceu na praça Santos de Andrade, localizada em frente ao campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a construção do jardim alusivo à campanha “Maio Laranja”, que faz parte da programação da X Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes.

 A campanha é nacional e foi instituída pela Lei 14.432/2022. É realizada anualmente no mês de maio, quando acontecem mobilizações em prol do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e busca dar visibilidade ao tema. O slogan principal é “Faça Bonito”, incentivando a sociedade a participar da causa, juntamente com flores amarelas e laranjas, que simbolizam a fragilidade da infância e adolescência. 

 O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é o 18 de maio, que foi instituído pela Lei 9.970/2000, a partir do caso Araceli Cabrera Sanches. Uma menina de oito anos que foi sequestrada, violentada e assassinada por um grupo de  jovens, ao sair de casa para ir à escola, em 18 de maio de 1973.    

 De acordo com a assistente social do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (Nepia), Luiza Stelle Linhares da Rocha, a campanha deste ano contou com a colaboração de extensionistas do Nepia e acadêmicos dos projetos de extensão dos cursos de Serviço Social e Direito com o objetivo de abranger outras visões e experiências. A profissional pontuou também que o maior desafio encontrado para a realização da campanha anual é a mobilização da sociedade. “A gente tem um extensionista que fala que se nós fazemos esse evento é porque não estamos conseguindo proteger as nossas crianças e adolescentes, porque precisamos falar ainda para a sociedade que a criança precisa ser cuidada”, lembra. 

 O Nepia, em conjunto com a Comissão Municipal Intersetorial de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes (CEVES) realizará até o dia 21/05 diversas programações que compõem a X Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes. Para mais informações, confira a página do Instagram @nepiauepg. 

Representantes do curso de Serviço Social da UEPG e do Nepia, na X Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes. Foto: Malu Dip.

 

 

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta