Novembro Azul: Uma iniciativa para a saúde masculina sobre o câncer de próstata

O Novembro Azul surgiu como uma iniciativa que chegou ao Brasil em 2011, para alertar os homens sobre o diagnóstico do câncer de próstata. O câncer que afeta a próstata, glândula abaixo da bexiga, é o mais frequente em homens acima dos 55 anos,sendo o quarto maior em número de casos no Brasil, e o segundo com maior mortalidade em homens.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) fez uma estimativa de 71.130 casos em 2023, e 16.429 óbitos em 2022, no Brasil. Na região sul do país, o Paraná tem 3.430 casos, ficando atrás do Rio Grande do Sul, com 3.510 casos. A taxa de óbitos na região dos três estados é superior a 2.800 mil.

O Doutor Urologista Eduardo Bisinella comenta informações importantes sobre prevenção e cuidados.“Os pricipais fatores que afetam são os riscos de idade, histórico familiar e raça. Para a saúde prostática é necessária uma alimentação saudável evitando gordura saturada e fazendo exercícios regularmente” disse.

O urologista ressalta a importância dos exames regulares.“Aos 40 anos já começamos a acompanhar com o exame de sangue chamado PSA anualmente. O exame do toque é feito a partir dos 50 anos porém pode variar, se o paciente tiver fatores de risco se inicia aos 45 anos”

O médico também enfatiza as campanhas feitas em Novembro “Campanhas como a do Novembro Azul são excelentes, informação é a nossa melhor arma contra o preconceito e os medos que o homem tem do exame de próstata”. Por fim, o médico deixa a dica de procurar um médico de sua confiança e iniciar o cuidado com sua saúde.

Por Bruna Sluzala, Maria Gallinea e Roberto Indzejczak

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta