TODO DIA É DIA DE CONSCIÊNCIA NEGRA

             

Por: Nilvan Laurindo Sousa

 

Dia 20 de novembro é dia da Consciência Negra. Porém vamos pensar como são os demais dias do ano? A existência de um dia, estabelecido por lei, comprova de que algo esta errado. Todo dia é dia de consciência negra. Todavia, o que estamos fazendo no cotidiano das escolas para resgatar a autoestima do aluno negro? Todos estão em sala de aula? Qual abordagem estamos dando sobre a Cultura afro-brasileira e sua contribuição para a formação da sociedade brasileira? Não dá para negar, o preconceito é real, latente e se apresenta de forma silenciosa, na ausência de representação, na desconfiança, no apagamento de nossa história e em atitudes racistas cotidianamente naturalizadas. A criança negra não é visibilizada e quando é, se faz por meio de uma piadinha, um apelido atrelado a sua cor, na resistência dos colegas em não aceitá-la e assim por diante…

A ESCOLA muitas vezes é omissa e negligencia a criança negra, não se preocupa com a convivência multiétnica, contribuindo para a formação de indivíduos preconceituosos e discriminadores,  além de crianças com auto estima baixa, uma por se julgar superior a outra, a outra por se sentir inferior. Desta forma, a criança branca, ao se sentir superior, fortalece, mantém o racismo, o preconceito e a discriminação; já a criança negra, ao se sentir inferior, se auto rejeita, rejeita o grupo ao qual pertence, a sua cultura e a sua história.

A escola é um espaço privilegiado, ela influencia na ideologia que se adota como padrões conceituais de conduta. Para tanto, é preciso reformular os materiais didáticos, considerando que uma vez apreendidos conceitos errôneos durante a escolarização, será difícil a desestratificação desses arquétipos. A mudança inicia quando percebemos a cultura eurocêntrica praticada nas escolas. Por outro lado, há negligência para com a história e a cultura dos negros no Brasil, ou as escolas restringem a sua abordagem à escravidão.

As situações de preconceitos e discriminações enfrentadas, pelas crianças negras, influenciam negativamente suas vidas ocasionando problemas de autoestima e identidade. É Necessário que todos os dias sejam dia de consciência negra. Não apenas no mês de novembro. Esta temática é urgente, necessária cotidianamente, é preciso que a escola assuma o compromisso de trabalhar a história da cultura afro-brasileira nas diversas disciplinas. Desta forma, todo dia será 20 de novembro, se entendermos que identidade é tudo para se ter autoestima e empoderamento de nossas vidas.

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

  1. Graças A Deus. que descobriram que os Negros tem consciências ,, mas Não só um dia ,todos os dias der- de anos e Séculos., pena que faz poucos tempos que descobriram isso ..mais antes tarde do que nunca ..que a consciência é para todo ser Humano independente de raças e cores… verde Amarela roxa vermelha Azul ou branca..ou também a cor marrom que significa acor da madeira que vem da natureza e também da Gila que fazemos jarras de louças brancas, então tudo tem o seu valor—A consciência é o direito de todos nós ser Humanos..tem que ser o dia da consciência Humana isso sim.. É importante !! e todos os dias de ano á ano,trazendo essa Consciência , do passado abafado ao Futuro descoberto a consciência…

  2. Muito interessante esse texto , leva nos a reflexão sobre tema ….ser negro…..dia a dia, valores e tudo……Parabéns por nos presentear com esse texto.

  3. Olá Nilvan!
    Adorei seus apontamentos e, realmente, acredito que todo o dia é dia da “consciência” em respeito a pessoa independente da sua cor, raça, religião, crença e outras especificidades. Precisamos olhar para nós enquanto ser humano resgatando a humanidade que existe em cada um. Novamente, PARABÉNS!
    Abraços

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: