Conscientização: uma luta de todos

Na semana em que o Dia da Consciência Negra é celebrado a imprensa felizmente fez o seu papel de divulgar esta luta. O único problema é que o assunto não é apenas para a respectiva semana ou dia, é uma pauta que deveria ser discutida todos os dias, porém não acontece.

Apesar disso, o Paraná TV apresentou duas reportagens bem estruturadas sobre a causa. Não poderia deixar de falar deste fato, mesmo que a produção tenha sido feita na capital do Estado e não em Ponta Grossa. A repórter Dulcinéia Novaes, que expressou a importância da representatividade nesta semana, faz parte da parcela das poucas jornalistas negras no país. Segundo o Perfil do Jornalista brasileiro (2012) a parcela de jornalistas negros no país corresponde a aproximadamente 5% do total.

As reportagens trazem para a discussão o papel dos cidadão e cidadãs negras na sociedade atual, deixando bem claro as dificuldades e desigualdades raciais ainda existentes. Como disse o apresentador do jornal, Evandro Harenza, “as discriminações de gênero e de raça ainda são problemas que afetam a maioria da população”.

A primeira parte da reportagem faz uma colocação importante, a falta de políticas públicas e ações afirmativas para esta faixa da população. A partir dessas e outras constatações a produção contextualiza o público com o dado de que, o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking da desigualdade.

Não há como uma produção jornalística tratar deste tema sem esbarrar nas formas preconceituosas com que, muitas vezes, a população age. De forma escancarada as reportagens abordam o racismo impregnado até mesmo nas expressões da linguagem.

A abordagem que a produção jornalística deu aos direitos e dificuldades da população negra contribui para a conscientização que esta é uma causa de todos.

Link das matérias completas:

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/ponta-grossa/v/brasil-e-ainda-um-dos-paises-mais-desiguais-do-mundo/6301872/ http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/ponta-grossa/v/reconhecer-e-combater-a-desigualdade-racial-ainda-e-um-desafio-no-brasil/6303799/

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta