Quantos minutos são necessários para se ter uma perspectiva de gênero no Jornalismo?

Doze mulheres são assassinadas todos os dias, em média, no Brasil, é o que mostra o levantamento feito pelo site de notícias G1, relativo aos casos relatados em 2017. Este ano a violência contra a mulher continua. Nos últimos sete dias, foram apresentados no telejornal da RPCTV, filiada da Rede Globo, três desses feminicídios que aconteceram no estado do Paraná. A reportagem apontou a lentidão das investigações.

Quinta-feira, 07 de junho: “Justiça nega pedido de liberdade de ex-namorado acusado pela morte de Nathalia Deen”. O feminicídio foi amplamente repercutido pela imprensa local, desta vez, a matéria apresentada tem quase seis minutos e ocupa uma parte considerável do telejornal. Acompanhada de uma tentativa de serviço, a reportagem tenta colocar e incentivar as mulheres a recorrerem aos seus direitos, como a proteção e segurança.

Sábado, 09 de junho: “Irmão é condenado por tiro que deixou jovem em estado vegetativo”. A matéria é a mais curta das três analisadas, tem apenas 57 segundos e apenas apresenta os fatos ao público.

Terça-feira, 12 de junho: “Exame confirma que corpo encontrado em região de serra é de jovem desaparecida”. Mais um caso em que o ex-companheiro se coloca no direito de privar a mulher da sua própria vida. Nesta reportagem a contextualização não é dado e também não aparece de forma alguma a perspectiva de gênero necessária para se tratar este tipo de material. Aqui não há a preocupação em orientar e alertar sobre a conduta abusiva de parceiros ou ex-parceiros.

Pode-se perceber o quanto o Jornalismo ainda deixa de mostrar  informações sobre os casos de feminicídio  em Ponta Grossa. Talvez se todas reportagens tivessem maior tempo de produção seria possível a inserção daperspectiva de gênero e informações em casos de violência contra a mulher. Contudo, conhecimento e informações sobre este assunto ainda são necessários e é papel do jornalismo diário trazer as contextualizações adequadas para as pautas mesmo com tempo limitado.  

Links

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-2edicao/videos/t/ponta-grossa/v/justica-nega-pedido-de-liberdade-para-ex-namorado-acusado-pela-morte-de-nathalia-deen/6794485/

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/ponta-grossa/v/exame-confirma-que-corpo-encontrado-em-regiao-de-serra-e-de-jovem-desaparecida/6804634/

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/ponta-grossa/v/irmao-e-condenado-por-tiro-que-deixou-jovem-em-estado-vegetativo/6798997/

https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/onu-mulheres-defende-ampliacao-da-participacao-feminina-na-politica

 

Kethlyn Lemes

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta