ELOS

Formar profissionais é também formar cidadãos. O jornalista é um profissional a serviço de uma sociedade menos desigual, mais plural e bem informada. O jornalismo cobra por uma sociedade que respeite os direitos humanos e a diversidade, e por um Estado que cumpra com suas obrigações, sem discriminação de credo, etnia, gênero, raça e classe. Infelizmente, no Brasil, os direitos dos cidadãos estão assegurados apenas em leis, acordos internacionais e na Constituição, mas na prática, eles são devorados pela impotência, frente aos desmandos das próprias autoridades e mesmo instituições. Cabe ao jornalismo denunciar, cobrar e mostrar as injustiças e preconceitos que afrontam e defrontam a população.

Assim, a missão do site Elos: Jornalismo, direitos humanos e formação cidadã é oferecer ao público – agentes educacionais professores, funcionários e alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior – conteúdo jornalístico e de educomunicação sobre questões de gênero e direitos humanos. A proposta é debater por meio de produtos jornalísticos em que os agentes educacionais e os estudantes também são protagonistas. Eles participam desde a sugestão e seleção de pautas até a produção de conteúdos.

Trata-se de um projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que tem como pilar a troca de conhecimento e vivências. O objetivo é auxiliar na promoção da cidadania e na garantia de direitos humanos e diversidade de gênero.

O site traz ainda colunas de especialistas em questões indígenas, gênero, raça e direitos humanos, e o Observatório de gênero – um espaço que analisa  a cobertura jornalística realizada por impressos, emissoras de televisão e sites de jornalismo online de Ponta Grossa, com viés de gênero, somente de autoria feminina.