Somente no mês de outubro, 605 mulheres procuraram o HUMAI para fazer doações
O banco de leite materno do Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI) de Ponta Grossa conseguiu atender todas as demandas da UTI neonatal no ano de 2024. Atualmente, o hospital tem em média 60 doadoras fixas mensais e, no mês de outubro, 605 mulheres fizeram doação para o estoque do hospital. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil existem 222 bancos de leite e 217 postos de coleta distribuídos entre os estados.
A coordenadora do banco de leite do HUMAI, Claudia Cancian, explica como funciona o processo para mulheres interessadas em doar. “Toda mulher em fase de lactação é uma potencial doadora, quando ela procurar o banco de leite será realizada uma avaliação de saúde para certificar sua aptidão como doadora”, explica.
A coordenadora também explica o que pode impedir a doação. “O uso de medicamentos incompatíveis, uso de drogas e transfusão sanguínea no último ano”, conclui Cláudia.
Após o leite ser doado, ele passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização que promove a inativação de 100% dos patógenos (bactérias) presentes no leite. A pasteurização representa uma alternativa eficaz e se trata de um tratamento térmico eficiente aplicável no leite humano para a inativação dos microrganismos causadores de doenças.
Maria Gisela Aguilera foi doadora de leite do HUMAI por nove meses em 2006 e relata como se sentia colaborando com outras mães e bebês. “Ter sido doadora pra mim foi como retribuir um gesto, um apoio e acolhimento que recebi durante a fase da amamentação”. Maria também conta que o maior incentivo veio de sua prima, que era enfermeira e a ensinou a como esgotar leite.
No dia 19 de maio, todos os anos, o HUMAI promove uma campanha do Dia Mundial de Doação de Leite Humano e durante o mês de agosto participa da campanha Agosto Dourado que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
Para mães interessadas em fazer doações de leite e aumentar cada o estoque do banco é só entrar em contato através do telefone (42) 3311-8414 ou do whatsapp (42) 3311-8527 para fazer o cadastro. Após a aprovação para ser doadora, é distribuído um material com informações para a coleta do leite.
Por Maria Eduarda Leme
Foto: CCOM