A pesquisadora Letícia Carolina Nascimento fez apontamentos sobre os estudos transfeministas
A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) aconteceu no dia 13 de março, no grande auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento contou com a presença de estudantes e professores do Departamento de Pedagogia e Letras e a convidada palestrante foi a doutora em Educação, Leticia Carolina Nascimento.
Leticia Carolina se autodeclara como mulher travesti, é professora na Universidade Federal do Piauí (UFPI), referência nos estudos sobre gênero e autora do livro intitulado Transfeminismo, na Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro e publicado em 2021. Também é autora do livro infantil Leca, lançado em 2024.
A aula ministrada por Letícia teve o título: “Por uma educação que se pergunta pelas diferenças: apontamentos transfeministas”. Durante a palestra, Leticia abordou as pautas: O que é educação? e O que é escola?. A pesquisadora iniciou a palestra dizendo que “na maioria das vezes, não conseguimos compreender que o aluno tem uma identidade”. Letícia também falou sobre as diferentes abordagens do multiculturalismo, chamadas de multi assimilacionista, diferencialista e a perspectiva intercultural.
A acadêmica de Pedagogia, Milena Souza, participou da aula inaugural e disse que já refletia sobre o tema das diferenças encontradas dentro da sala de aula, mas que com Letícia conseguiu se aprofundar mais no assunto. “Muitas vezes, as desigualdades não são apenas visíveis, mas também estruturais, e sem suporte adequado da escola, acabam fazendo com que algumas crianças possam se sentir excluídas”, comentou.
A professora também contou diversas experiências pessoais vividas durante sua infância e adolescência para contextualizar sua aula, como as violências sofridas durante a época da escola por se identificar como homem gay e depois como travesti.
Texto por Maria Eduarda Leme.
Foto: Larissa Didres.