Projeto lança campanha para combater a desinformação nas eleições

O projeto de extensão Combate à Desinformação nos Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou nesta segunda-feira (12) o lançamento da campanha de combate à desinformação nas eleições de 2024. O evento ocorreu às 19 horas, no Grande Auditório do Campus Central da UEPG, com a participação de professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Jornalismo, Direito e História.

A campanha tem como objetivo combater a disseminação de informações falsas durante o período eleitoral na região. O professor Sérgio Gadini, coordenador do projeto, explica que o programa de Combate à Desinformação partiu da iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) e foi lançado no final do ano de 2021 com apoio de diversas instituições. “O programa surgiu após uma série de confirmações de que, no país, infelizmente aumentaram de forma gradual e mais agressiva as notícias falsas nas redes sociais em momentos de disputa eleitoral”, relata. O programa visa explicar à comunidade que o uso de fake news e boatos nas redes sociais podem prejudicar a democracia e os candidatos.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou do lançamento da campanha “PG contra a desinformação”. O desembargador apresenta expectativas positivas para as eleições municipais, considerando a cultura da paz, para que todo o processo se desenvolva com respeito principalmente ao eleitor e à eleitora paranaense.

A campanha “PG Contra a Desinformação” busca desenvolver ações possíveis e solidárias para combater a desinformação, em consonância com a legislação vigente durante o período eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança disque-denúncia contra desinformação nas eleições: ao ligar de forma gratuita para o número 1491, as pessoas podem denunciar a circulação de notícias falsas durante o processo eleitoral.