Aos sábados, às 13 horas, são exibidos filmes de animação desde 2023
A realização de sessões para pessoas com Transtorno do Espectro Austista (TEA) começou no dia 2 de abril de 2023, data conhecida como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O Cine Araújo exibiu a primeira sessão em todas as suas filiais, que ao todo contabiliza 26 cidades de 10 estados do Brasil.
A gerente da filial do Cine Araújo de Ponta Grossa, Bianca Macial Alves, explica que as sessões acontecem uma vez por mês e que geralmente são animações, focando nas crianças. ‘’As sessões são feitas de luzes acesas, com as portas abertas, volume mais baixo e com o ar condicionado ligado em uma temperatura que fique mais agradável para eles, além disso eles têm livre acesso na sala para andarem e trocar de lugar quando quiserem”. Bianca também relata que o cinema tem a intenção de aumentar o número de sessões adaptadas por mês.
As divulgações do dia em que acontecem a sessão adaptada são feitas através do instagram do Cine Araújo. As sessões acontecem no mesmo dia da semana e horário em todas as filias do cinema.
O acadêmico de licenciatura em Ciências Biológicas Duncan Alfredo Urban, diagnosticado com TEA, não frequentou nenhuma sessão, porém conta o que acha dessa iniciativa do cinema adaptado: ‘’Iniciativa ótima em alguns pontos, como querer o bem estar e acolhimento desse público neurodivergente, além da segurança que pode passar para uma saída em família, muitas mães e pais se preocupam ao sair com seus filhos autistas”.
Mesmo tendo muitos pontos positivos e a intenção de inclusão, ainda assim é difícil atender todas as necessidades que uma pessoa com TEA apresenta, pois o autismo tem diferentes graus e cada pessoa pode apresentar incômodos diferentes umas das outras. Para Duncan, alguns dos problemas estão na regulagem de luzes e sons e outros fatores sensoriais.
Por Ticyane Almeida e Maria Eduarda Leme