Valorização da vida é foco da campanha Setembro Amarelo

Neste Setembro Amarelo, campanha iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria, o ELOS reuniu informações sobre os principais serviços oferecidos à comunidade em Ponta Grossa.

Se você precisa de ajuda, é muito importante que procure atendimento em algum dos seguintes espaços:

– A Faculdade Sant’ana oferece atendimentos à comunidade, que são feitos por acadêmicos com a supervisão de professores, uma vez por semana. O serviço possui um valor simbólico de 5 ou 10 reais, dependendo da condição do paciente.

Para receber o atendimento basta ir até a faculdade ou ligar e deixar o nome e o telefone na secretaria para entrar na lista de espera e aguardar o contato.

A Faculdade está localizada na Rua Senador Pinheiro Machado, 189, no centro de Ponta Grossa. Telefone: (42) 03224-0301

– O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de saúde disponibilizado pelo SUS. Para receber atendimento no CAPS o paciente pode procurar uma unidade por livre e espontânea vontade, ou pode ser encaminhado. O número de consultas varia de acordo com o caso clínico de cada paciente.

Unidades:

CAPS II – Funcionamento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Endereço: A. Antônio Rodrigues Teixeira Júnior, 229, bairro Jardim Carvalho. Telefone: (42) 3901-3020 ou 3220-1000.

CAPS AD (álcool e drogas) – Funcionando das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Endereço: Rua Vicente Spósito, ao lado do Terminal de Uvaranas.

Telefone: (42) 3220-1015, ramal 4074 ou 4048.

– UEPG ABRAÇA – Programa ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem como objetivo principal oferecer acolhimento e acompanhamento psicossocial voltado para a comunidade da UEPG (discentes, docentes e agentes universitários). Conta com uma equipe de enfermeiras, psicólogos, assistente social e psiquiatra.

Ao comparecer no programa, é realizado um acolhimento pelo Serviço Social ou Enfermagem, neste momento, o profissional conhece a demanda que levou a pessoa a procurar o Serviço, seu contexto social e familiar e esclarece as modalidades de acompanhamento ofertadas pelo Programa.

As formas de atendimento são: atendimento individual de psicoterapia (consiste em seis sessões com duração de cinquenta minutos) e atendimento em grupos (ansiedade e depressão; bem-estar e relaxamento e outros voltados aos profissionais do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais – HUUEPG). O UEPG Abraça também possui uma parceria com o departamento de Educação Física que oferta aulas de Yoga, sendo reservadas 20 vagas para encaminhamentos do Programa.

Arte: Patrícia Guedes

Produção colaborativa: Alex Dougan, Gabriella Vasco, Matheus Gataldon, Patrícia Guedes e Thaís.