Grupo de estudos GEJUR da UEPG solidariza e pede apoio contra o desmonte do projeto Escola Restaurativa no Colégio Estadual Borell

Por Eliete Requerme, Glaucia Orth e Paloma Graf

O Colégio Borell, na cidade de Ponta Grossa/PR, costumava virar notícia pelos episódios de violência na escola. Muitos adolescentes comentavam que tinham receio de estudar lá, por medo das agressões físicas. Mas em meados de 2014/2015 essa narrativa mudou. Com muito trabalho, cuidado e responsabilidade a escola foi transformada e criou vínculos de união e afeto com seus professores, servidores, alunes e responsáveis.

A escola modificou suas estruturas, estabeleceu eleições, participação democrática, engajamento e uma equipe foi escolhida para gerir a escola de forma restaurativa. O Colégio Borell, reconhecido nacionalmente como Colégio Restaurativo, se tornou um espaço de construção humana, conhecimento, lugar de pesquisa e acolhimento, que atende das necessidades de todes para garantir o bem estar e o regular desenvolvimento de seus alunes.

No entanto, na data de 18/12/2020, sumariamente, sem eleições e sem explicações, o Governo do Estado do Paraná retirou os diretores dos colégios estaduais. O Borell teve sua diretora, Claudete Albuquerque, retirada do cargo com base em números que não refletem a realidade vivenciada pelo colégio iniciando um processo de desmonte da educação no Estado do Paraná, principalmente para Ponta Grossa.

Assim, convidamos toda a comunidade pontagrossense a reivindicar esclarecimentos ao Governador do Estado por este desmonte da educação em nossa cidade e a nos juntarmos em um movimento de luta e transformação.