Parir e nascer com dignidade: um direito de todas

A dignidade e a qualidade na assistência obstétrica e neonatal é direito de todas. A garantia ou não desse direito passa por um conjunto de ações de gestores e profissionais no atendimento às gestantes e bebês. Em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais, por diferentes razões, muitas das recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde ainda não são realizadas. A taxa de mortalidade perinatal e infantil ainda está na casa dos dois dígitos (superior a 10%), uma maternidade foi recentemente fechada por problemas sanitários e de estrutura e muitos procedimentos clínicos não seguem o que as pesquisas e políticas públicas recentes preconizam.

As mulheres ainda não têm condições de realizar exames com qualidade, são induzidas a cesariana sem desajarem, não recebem informações necessárias para o seu parto, muitas vezesnão lhes é permitida a presença deacompanhante do sexo masculino,são submetidas ao uso indiscriminado de oxitocina sintética, sofrem amniotomia de rotina(rompimento artificial das membranas), não podem se movimentar, se alimentar ou expressar dor durante o trabalho de parto. Ainda são práticas comuns nas maternidades da região a manobra de Kristeller (conhecido com fundinho) e a episiotomia (corte no períneo). Os bebês ainda são separados de suas mães ao nascer e permanecem casos de não estímulo à amamentação na primeira hora de vida do bebê.

Todos os possíveis problemas decorrentes do parto e nascimento não são acompanhados pelo serviço público de saúde, com praticamente nenhum serviço de atendimento a situações de depressão pós-parto, ansiedade ou demais problemas psicológicos, sem acompanhamento das disfunções sexuais decorrentes do parto e nascimento e mesmo das atividades fisiológicas prejudicadas por ações incorretas realizadas durante trabalho de parto, parto e pós-parto.

Por isso, o 1º ENCONTRO NASCER NOS CAMPOS GERAIS é um esforço coletivo, que reúne gestores das maternidades, das prefeituras municipais e do governo do Estado; profissionais da saúde e do judiciário; pesquisadores, professores e estudantes; organizações da sociedade civil; pais, mães e interessados pela melhoria da assistência ao parto e nascimento; palestrantes de renome nacional que empreenderam pesquisas e experiências exitosas no Brasil. Todos com vistas a melhorar a forma como se nasce nos Campos Gerais.

O evento apresentará um diagnóstico da assistência ao parto e nascimento em Ponta Grossa e promoverá discussões para que propostas e soluções de gestão otimizem as mudanças necessárias. O Encontro oferecerá espaços para que as opiniões e ações daquelas que conduzem e executam a assistência obstétrica e neonatal na região, em suas diferentes esferas e dimensões, possam dialogar entre si, com setores da sociedade civil, da pesquisa e com as usuárias dos serviços de saúde.

Para promover o debate, a médica e pesquisadora da Fiocruz, Maria do Carmo Leal discutirá os resultados da maior pesquisa sobre parto e nascimento do Brasil em seus impactos sobre a gestão dos serviços de saúde. Sob o ponto de vista do gestor, o médico e diretor clínico João Batista Lima relatará as experiências de humanização do parto e nascimento do hospital modelo de humanização do parto e nascimento no Brasil, a Maternidade Sofia Feldman, de Belo Horizonte. O evento ainda conta com Grupos de Trabalho para realização de propostas de melhoria, palestra sobre direitos reprodutivos, apresentação de iniciativas paranaenses e da região que trabalham para melhoria da assistência e cine-debate. Ao final, será apresentada a carta de propostas coligida das atividades dos grupos de trabalho e que servirão de substrato para implementação de políticas voltadas para a melhoria do parto e nascimento.

O evento acontece na próxima quarta e quinta (11 e 12 de abril) a partir das 8 horas no grande auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A entrada é gratuita, a programação completa e o cadastro dos participantes podem ser realizado no site www.nascercamposgerais.wix.com/meusite.

Ana Maria Bourguignon
Felipe Simão Pontes