Cresce o número de jovens que emitiram o título de eleitor

Cada vez mais os jovens brasileiros têm se interessado pela política e um reflexo disto é um aumento no número de emissão de títulos de eleitores entre adolescentes de 15 a 17 anos. Segundo o TSE, do início de 2022 até 21 de março, 854.685 jovens haviam solicitado a emissão do documento. Este número somado com as solicitações de 2021, que não foi um ano eleitoral, representa pouco mais de 2,3 milhões de novos títulos, quase o dobro das emissões em 2020 para as eleições municipais entre este público..

As estudantes de Ponta Grossa, Maria Eduarda Oshiro Paixão, 16 anos, e Gabrielle Wozniak, 17 anos, comentam que perceberam a importância de emitir o título após estudarem um pouco mais sobre política. Outro fator que levou as jovens a solicitarem o documento foi ter o direito de exercício ao voto garantido e também por se sentirem mais integradas à sociedade.

Maria Eduarda diz também que há espaço para todos dentro da política, pois as pessoas têm diferentes pontos de vista e o que deve prevalecer é o debate sempre. Para a estudante, “o estudo da política é importante para  que as pessoas entendam que elas não precisam, necessariamente, exercer algum tipo de cargo na política, mas podem ser ouvidas através do voto promovendo seus ideais por meio de um representante eleito”.

Para Gabrielle o voto é um instrumento de transformação. “Com o meu voto, posso tentar fazer com que o futuro do país seja melhor do que foi o passado no cenário político”, complementou a estudante.. A jovem pontagrossense observou ainda que seus colegas e pessoas da sua idade não fazem o título por puro desinteresse e falta de debate sobre política.