Estudantes da escola rural de Castro visitam os campus da UEPG

A atividade faz parte do projeto de extensão “UEPG recebe você” vinculado ao departamento de Serviço Social

Na última segunda-feira, 10, cerca de 80 alunos e alunas do 9º ano da Escola Professora Fabiana Pimentel saíram da zona rural de Castro para conhecer um pouco os cursos de graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a biblioteca, PROEX e os museus Campos Gerais e Ciências Naturais. A visita, que está em sua primeira edição, faz parte do  projeto de extensão “UEPG recebe você”, do curso de Serviço Social com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

A coordenadora do projeto Silmara Carneiro Silva, também professora do curso de Serviço Social explica os objetivos que o projeto busca conquistar. “É de oportunizar o acesso desses estudantes na universidade e entenderem a dinâmica da instituição. Assim promover uma reflexão acerca do ensino superior como possibilidade de vida”. Silmara destaca a importância em atender estudantes da zona rural, pois muitos deles precisam desenvolver autonomia quando forem estudar e a visita facilita a conversa com os familiares. 

Logo quando os estudantes chegaram no Campus de Uvaranas da UEPG, às 10h, receberam um lanche e foram encaminhados para o Auditório de Engenharias. Nesse primeiro momento foram apresentados vídeos institucionais sobre como é a Universidade e um resumo das atividades feitas pelos cursos de graduação. Além dos alunos e alunas que têm idade entre de 12 a 15 anos, também participaram da visita 6 mães e 4 professoras da escola.

Após a reunião no Auditório, os estudantes foram divididos em dois grupos para realizarem o tour.  O aluno Pedro Vitor Santos Castro, 14 anos, estava presente no passeio e comentou estar muito empolgado em conhecer a UEPG. “É a primeira vez que entro aqui, estou gostando muito de andar pela Universidade e desejo voltar para cá como aluno”. Pedro diz que tem interesse em cursar Zootecnia por já estar ambientado com a área das Ciências Naturais.  

Segundo a coordenadora Silmara Silva, em um primeiro momento foram escolhidos cursos com uma estrutura agregada. Além do mais, os próprios cursos que realizaram o passeio ofereceram uma visita guiada com explicação da dinâmica universitária ou, como no caso das Engenharias, já tinha um projeto de divulgação de seus cursos. 

Os dois grupos trocaram o lugar de visita para conhecer os dois segmentos da Universidade e finalizaram o tour pelo período da manhã no Museu de Ciências Naturais da UEPG. Para o almoço, os estudantes foram levados até o Restaurante Universitário (RU) do Campus Central e continuaram o passeio pelo período da tarde no Museu dos Campos Gerais. A próxima edição do projeto não tem data prevista, visto que está sendo feito uma análise de aproveitamento da primeira edição para estruturar uma próxima.  

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta