Pesquisadora desenvolve um manual de boas práticas jornalísticas para auxiliar no combate à bifobia

No último dia 08, a mestranda em Jornalismo, Jéssica Danielle de Carvalho, defendeu sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que teve como título: “Bissexualidade em pauta: caminhos para práticas jornalísticas monodissidente”. 

  Com o objetivo de analisar a forma como a bissexualidade é retratada pelo jornalismo brasileiro, observando também as percepções de pessoas bissexuais sobre o tema, o trabalho questionou aspectos sobre os pontos em destaque na cobertura jornalística, lacunas, equívocos e preconceitos evidenciados. A pesquisa realizada também sugeriu um manual de boas práticas para coberturas jornalísticas relacionadas à bissexualidade, levando em consideração a ideia de construir um jornalismo anti-bifobia, que, conforme apresentou a estudante, não é uma tarefa exclusiva de repórteres e pessoas que atuam no dia a dia da notícia, mas é responsabilidade de toda a sociedade.

  A dissertação trabalhou com entrevistas semi-estruturadas, levando em consideração, na seleção das pessoas entrevistadas, a atuação acadêmica e/ou política em torno do tema, diversidade geográfica, racial e de gênero. A mestranda selecionou seis pessoas, das cinco regiões do Brasil, para dar seus respectivos depoimentos.

  O trabalho também realizou uma pesquisa exploratória no Portal de Teses e Dissertações da Capes. No levantamento, considerou termos como “bissexuais” e “bissexualidade”. Nesse percurso, realizado em 2022, foram catalogados 318 trabalhos, sendo 101 pesquisas que focam especificamente na bissexualidade e/ou em pessoas bissexuais, totalizando 31,7%, não sendo encontrado, no momento da busca, nenhum trabalho realizado em Programas de Pós-Graduação em Jornalismo.  

    A partir do estudo desenvolvido, a expectativa é que o manual elaborado possa colaborar com pesquisadoras (es), jornalistas e grupos interessados em discutir as questões da bissexualidade. A versão definitiva da dissertação estará disponível no repositório da biblioteca da UEPG em prazo de 60 dias após a defesa. 

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta