Alunos do Colégio Meneleu debatem sobre violência contra a mulher

Estudantes e professores do Colégio Estadual Meneleu, de Ponta Grossa, debateram, no último dia 06, sobre violência contra a mulher e feminicídio, após assistirem o documentário “Quem matou Eloá?”. A atividade foi programada em parceria com o Projeto de Extensão Direitos Humanos, Jornalismo e Formação Cidadã (UEPG), com o propósito de levar temas relacionados a direitos humanos para a comunidade escolar. Este diálogo atende uma das diretrizes do projeto que é a articulação entre a academia e a comunidade por meio de ações extensionistas.

Em 2009, Lindemberg Alves, 22, estava armado e invadiu o apartamento da ex-namorada, Eloá Pimentel, 15, mantendo-a refém por cinco dias, na cidade de Santo André (SP). O crime foi transmitido amplamente pelos canais de TVs, sites e jornais. O evento foi direcionado aos alunos do 2º ano do ensino médio do colégio. “Adolescentes de 15 a 17 anos assistiram. Foi extremamente interessante passar o documentário, pois poucos conheciam o caso e a vítima tinha a mesma idade dos alunos que estavam assistindo”, relata Luana Karla, aluna do colégio e integrante do projeto Elos.

Após o documentário, foi realizada uma exposição ministrada pela aluna Luana Karla, apresentando dados sobre feminicídio no Paraná, Brasil e no mundo, “também foi mostrado casos que aconteceram no Paraná e em Ponta Grossa para mostrar o que esses casos estão perto de nós”, aponta Luana. Em seguida, ocorreu o debate com a participação das professores do projeto de extensão Karina Janz e Paula Melani Rocha e estudantes da escola.

[Best_Wordpress_Gallery id=”9″ gal_title=”oficina violencia contra mulher meneleu”]