Democracia e Direitos Humanos | Massacre do 29 de abril. Ataques à Educação

Democracia & Direitos Humanos relembra hoje o Massacre de 29 de abril de 2015, quando milhares de servidores públicos, entre professores e alunos, foram recebidos à bala de borracha, gás de pimenta, cães e atiradores da tropa de choque da Polícia Militar do Paraná, em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. À luz do dia, mais de 200 manifestantes ficaram feridos no protesto para impedir a votação do projeto de lei do então governador Beto Richa (PSDB), que determinou o saque de recursos da ParanáPrevidência, Fundo de Previdência dos Servidores do Estado do Paraná, para o pagamento de outras despesas do Governo Estadual.
Os ataques à Educação no Brasil permanecem em nível Federal, Estadual e Municipal.

“Política públicas precisam ser alvo de debate público e não decididas de cima para baixo”, destaca Jefferson Mainardes, professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), sobre os ataques atuais realizados pelo governo Jair Bolsonaro às Universidades Públicas, com o corte de verbas e interferências político-ideológicas à liberdade no ensino.

A entrevista de Jefferson Mainardes foi veiculada na quarta-feira, 29 de abril de 2020, pelo Democracia & Direitos Humanos, projeto ligado à Agência de Jornalismo, do Curso de Jornalismo da UEPG, em parceria com a Rádio Comunitária Princesa (FM 87,9 e na internet). O programa na Rádio Princesa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h30.