Projeto Elos realiza oficina de editoração na UEPG

No último dia 17, foi realizada no laboratório de produção de texto do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mais uma oficina promovida pelo Projeto de Extensão Elos, em parceria com o Colégio Estadual Elzira Correia de Sá. Essa é mais uma, das diversas etapas de colaboração do projeto Elos com a escola, que está desenvolvendo produções jornalísticas próprias, e conta com o apoio do projeto para a capacitação e supervisão dos trabalhos.

As oficinais de capacitação, que têm ocorrido periodicamente, desde 2018, nessa oportunidade, trabalhou noções gerais sobre o programa de editoração Scribus. A atividade foi conduzida pelos estudantes de Jornalismo e integrantes do Elos, Patrícia Guedes e Matheus Rolim e acompanhados pela professora Graziela Bianchi. “Essa experiência foi muito marcante para mim, não apenas por participar do projeto mas também por conta do interesse dos alunos em fazer um jornal escola. É esse tipo de pensamento que devemos cultivar nos alunos, de ter a capacidade de olhar e refletir sobre a própria realidade e, usando as práticas jornalísticas, propor novas mudanças”, relatou Patrícia, ministrante da oficina. Estiveram presentes estudantes do Colégio Elzira, acompanhados pela professora Maria Antônia Marçal e a servidora Rosângela Dias Canto.

Foto: Fernando Oliveira

A partir das informações obtidas nessa oficina, os estudantes da escola estadual poderão desenvolver os processos de diagramação do seu próprio jornal, o Elzirão News. Em atividade a ser agendada em breve, os estudantes que integram o Elos irão novamente até a escola Elzira para dar continuidade às atividades de produção do jornal.