Democracia e Direitos Humanos | STF derruba Ideologia de Gênero nas escolas

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou por 11 votos a implantação da chamada ideologia de gênero nas escolas. A votação ocorreu na última sexta-feira (24), em sessão virtual.

A Suprema Corte julgou inconstitucional a tentativa de interferência nos currículos das escolas a proibição de conteúdos sobre identidade de gênero. A decisão do STF ocorreu a partir do julgamento de uma lei aprovada em 2015 pelo município de Novo Gama, em Goiás.

A medida vinha se expandindo no Brasil desde 2014. Em Ponta Grossa, a Câmara Municipal também chegou a colocar em votação o projeto de emenda da Lei Orgânica que proíbe a chamada ideologia de gênero nas escolas.

Na primeira votação do projeto em 2 de março passado, a vereadora professora Rose apresentou em plenário um parecer contrário e alertou sobre a inconstitucionalidade da medida. Confira o discurso da vereadora Rose contrário à medida, no Democracia e Direitos Humanos, iniciativa de projeto de extensão ligado à Agência de Jornalismo, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rádio Comunitária Princesa (FM 87,9 e internet). O programa foi ao ar na manhã desta segunda-feira, 27/04/20.