Elos apresenta sua produção extensionista no ENPJ

Como parte da programação de encerramento do 18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), que este ano aconteceu em Ponta Grossa, no último dia 27, no período da tarde, integrantes do projeto de extensão ELOS – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã participaram da apresentação de trabalhos no grupo destinado a expor atividades sobre a extensão universitária. O evento foi realizado no Campus III da UniSecal. No mesmo dia, outros grupos de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e demais universidade brasileiras, também realizaram apresentações.

O estudante e bolsista do Elos, Matheus Rolim, e a professora coordenadora do Elos, Paula Melani Rocha, ambos do curso de Jornalismo da UEPG, ressaltaram a importância da intersecção entre extensão, pesquisa e ensino, que tem sido primordial para o desenvolvimento do projeto.  Também se discutiu a importância do ELOS para a defesa dos direitos humanos. “Minha experiência no Elos começou no meu primeiro ano da universidade. Sempre fui ligado aos movimentos sociais e na luta pelos Direitos Humanos, o projeto me ajudou a teorizar e colocar em prática o que eu já acreditava. Participar do evento nacional debatendo questões extensionistas na perspectiva dos direitos humanos é de grande importância pessoal e para a comunidade jornalística”, destaca Matheus.

Ações realizadas pelo Elos, em parceria com escolas estaduais do munícipio, desenvolvendo oficinas e palestras, além da produção de jornais escolares, foram apresentadas no evento. Um panorama do site ELOS foi também exposto, destacando as editorias do site, assim como os principais temas abordados nas publicações, que são feitas pelos estudantes de Jornalismo e também por colunistas.

Foto: Daniela Valenga

De acordo com o levantamento realizado, os assuntos mais presentes nas postagens, desde a criação do site, foram: Gênero, Educação e Direitos Humanos. No final da apresentação, foram discutidos os principais desafios que o projeto enfrenta ao debater os direitos humanos.

Em um segundo momento, a aluna Daniela Valenga e a professora Graziela Bianchi, que também integram a equipe do Elos, comentaram sobre os tipos de produções realizadas pelo projeto. Geralmente são materiais em texto, áudio, audiovisual e fotografia, além das publicações de colunistas. As integrantes também ressaltaram a importância que o projeto oferta para os participantes, ao colaborar com a formação humanística do profissional/jornalista, além da importância para a comunidade, ao pautar assuntos relacionados à comunicação e ao jornalismo, a cidadania e direitos humanos. “Para mim foi muito gratificante poder compartilhar a experiência de participar do Elos para alunos e professores de Jornalismo de todo o país. É muito bom perceber o projeto crescendo e sendo conhecido”, relata a aluna.

A programação do 18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo se encerrou no mesmo dia, com a realização de uma Assembleia-Geral Ordinária, que entre diversos assuntos discutiu a escolha da sede da próxima edição do ENPJ, que será a cidade de São Paulo.

texto: Matheus Gastaldon