Jornalismo UEPG defende a transparência na Câmara de Ponta Grossa

O Departamento de Jornalismo, o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vêm a público manifestar a preocupação com a garantia do princípio de transparência no poder público diante da proibição da Câmara Municipal de Ponta Grossa de transmitir pelas redes sociais os depoimentos referentes à Comissão Parlamentar Processante (CPP) sobre o vereador Celso Cieslak (PRTB). As oitivas iniciaram em uma sessão realizada na quarta-feira (18/10) e, de acordo com o Sindicato dos Jornalistas do Paraná, a cobertura sobre o assunto foi prejudicada porque não houve aviso prévio à imprensa sobre a sessão e nem acesso às informações por meio da transmissão.

Em junho deste ano, uma operação policial deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) revelou um esquema de corrupção e irregularidades em licitações na área da saúde em Ponta Grossa. O vereador Celso Cieslak, que estava em seu segundo mandato, foi afastado do cargo por decisão judicial.

A Câmara Municipal transmite sessões e outros tipos de eventos pelos espaços mantidos no Youtube e no Facebook, além do site institucional, garantindo à população o acompanhamento das discussões e das deliberações que afetam a população da cidade. Assim, por se tratar de tema de interesse público, docentes e estudantes de Jornalismo defendem a necessidade de transparência na Câmara acerca da CPP da saúde, de modo a assegurar o acesso a informações à imprensa e à comunidade. É de fundamental importância lembrar que o respeito à lei da transparência e acesso à informação na administração pública é um compromisso de todo e qualquer gestor, seja no poder executivo, judiciário ou legislativo.