A falta do debate público sobre causas defendidas por Marielle

Nas últimas semanas, a morte da vereadora do PSOL, do Rio de Janeiro, Marielle Franco, que aconteceu no dia 14 de março, ganhou destaque nas manchetes da maioria dos jornais do país. O caso ficou tão conhecido e comentado que chegou a ser notícia em mídias internacionais como, El País, El Mundo, The Guardian, Clarín, dentre outros.

Estas notícias, em muitos casos abordaram a morte de Marielle como sendo um possível crime político, já que ela também era relatora da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio, criada para acompanhar a intervenção federal, via exército, na segurança pública na cidade. A vereadora também lutava pelo respeito aos direitos humanos e civis. Outro ponto ressaltado pela imprensa internacional e nacional em diversos momentos foi a luta da vereadora em favor aos direitos humanos.

Apesar da grande repercussão sobre a morte da vereadora, pouco foi falado sobre o assunto nas mídias locais. Analisados dois dos principais veículos sediados em Ponta Grossa, sendo eles o jornal impresso Diário dos Campos e o jornal televisivo Paraná Tv 1ª e 2ª edição. No período de 15 de março (um dia após o assassinato de Marielle), até o dia 25 do mesmo mês, foram apresentadas um total de três matérias divulgadas.

Uma peculiaridade que se encontra nestas três notícias é o fato de todas terem sido feitas por agências ou assessorias, nenhuma foi produzida na cidade. Mesmo com passeatas em apoio ao caso na cidade, nenhum dos veículos cobriu ou emitiu qualquer nota sobre os eventos.

Com relação ao conteúdo das notícias, nenhuma delas aprofundou sobre os as causas e lutas que Marielle estava envolvida, como por exemplo com movimentos sociais, os direitos humanos, direitos civis, os direitos das mulheres negras e do movimento LGBT. Todas se restringem aos detalhes do assassinato da vereadora e do seu motorista. Desta forma, percebe-se em um caso extremamente divulgado pela mídia, nacional e internacional, a falta do debate público sobre questões de gênero, raça e direitos civis e humanos na imprensa de Ponta Grossa.

 

Kethlyn Lemes

Links: https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/procuradora-avalia-pedir-federalizacao-de-investigacao-da-morte-de-marielle-franco https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/vereadora-do-psol-e-assassinada-a-tiros-no-centro-do-rio https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/para-marun-luta-politica-de-marielle-pode-ter-motivado-assassinato

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta