Educação ainda é a resposta

No último dia 2, o jornal Paraná Tv 1ª edição, exibido pela RPCTV, abordou um tema que ainda não tinha sido debatido pelo Observatório de Gênero. O tema retrata um cenário preocupante no Paraná, o crescente número de crianças e adolescentes assassinados. Em 2016 foram registrados quase 500 mortes de jovens com menos de 19 anos, segundo dados da reportagem apresentada.

A violência que está presente na vida destes jovens, carrega muito mais, como a relação com crimes e drogas. O que revela muitas vezes a precariedade em que algumas famílias vivem, levando em conta que na maioria destes casos, são famílias de baixa renda e escolaridade.

Segundo informações apresentadas na reportagem, 16% das mortes violentas, envolveram jovens e adolescentes. O ponto de maior importância desta reportagem se coloca no destaque para a diminuição destas estatísticas: a educação. A matéria ainda atenta para a necessidade de mais apoio a projetos sociais e escolas que lutam para a diminuição destes dados. Com uma educação pública de qualidade, grupos minoritários podem ter acesso ao conhecimento igualitário e consequentemente ficarão longe das ruas.

link: http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/ponta-grossa/v/levantamento-mostra-que-500-menores-de-19-anos-morreram-em-1-ano-no-parana/6706056/

Kethlyn Lemes