Não se pode mais tolerar a intolerância e o desrespeito

Até onde vai a intolerância e desrespeito que uma pessoa pode ter pelo próprio ser humano? Esta reflexão surge a partir de inúmeras ações presentes no dia a dia, que colocam pessoas como objetos e inferiores. Nesta semana mais episódios ilustraram esta realidade. Nos dias 08 e 10 de maio o telejornal Paraná Tv apresentaram coberturas sobre o desrespeito aos direitos humanos e quanto o ser humano pode ser intolerante e incentivar o racismo, a homofobia e o machismo.

No dia 08, mais um caso de feminicídio na região dos Campos Gerais, em que o suspeito de agressão foi o ex-cônjuge por não aceitar o término do relacionamento. O interessante é que a cobertura jornalística utilizou o termo correto “feminicídio”, contribuindo assim para a correta compreensão por parte do público sobre o acontecido. Dois dias depois, na última quinta-feira (10), uma nova cobertura mostra que homem é preso por divulgar ofensas e incitação a violência pela internet para grupos minoritários como, mulheres, negros, judeus e homossexuais.

Marcelo Melo, suspeito de promover esses crimes pela internet, já tinha sido condenado pela justiça outras vezes pelos mesmos motivos. Em 2015, ele recebeu um indulto que ‘perdoava’ seus crimes, e agora em 2018 parece que ele voltou a cometer os mesmos prejuízos contra a sociedade. Gruposque promovem o ódio pela web, com o pensamento de que a internet é um terreno livre de regras, disseminam violência e o desrespeito aos direitos humanos.

A imprensa regional apresenta contribuições para oprocesso de conscientização sobre violências contra mulheres, homossexuais, grupos étnicos e religiosos, tratando com a devida importância e uso correto dos termos assuntos como discriminação e feminicídio. Porém, ainda é necessário aprofundar as coberturas sobre esses acontecimentos de forma contextualizada e com polifonia de fontes.

Links: http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/ponta-grossa/v/homem-e-preso-por-crimes-raciais/6726594/

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/ponta-grossa/v/ex-marido-e-suspeito-de-matar-mulher-em-sao-mateus-do-sul/6720442/

 

kethlyn Lemes

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta