1° Encontro “Nascer nos Campos Gerais” acontece em Ponta Grossa

Nos dias 11 e 12 de abril foi realizado o 1° Encontro Nascer nos Campos Gerais, no Grande Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O encontro contou com palestras, grupos de trabalho e debates.

Na programação destacou-se a palestra “Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento”, que foi ministrada pela Dra. Maria do Carmo Leal, pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz- FIOCRUZ. O levantamento de dados desta pesquisa foi realizado através de entrevistas em 191 hospitais distribuídos por todo o país. Um total de 24.000 mulheres foram entrevistadas, além disso, os pesquisadores olhavam os prontuários dessas pacientes e logo após era enviado um formulário online para a central da FIOCRUZ.

Segundo a pesquisadora, o objetivo da pesquisa, realizada em 2011, era conhecer o panorama da situação no Brasil, porque nunca tinha sido realizado no país nenhum estudo nessa área. “Foi um estudo importante, pois quando vimos coisas que já sabíamos mas não tínhamos devidamente quantificado, eu acho que ajudou todo mundo a despertar que precisavamos fazer uma mudança muito grande naquilo que estavamos fazendo”, conta Maria do Carmo.

O evento foi organizado pela Associação em prol da Maternidade Ativa e Segura (AMAS) de Ponta Grossa, coordenado pela professora do Departamento de Serviço Social, Rosiléa Clara Werner, financiado pela Fundação Araucária e contou com diversos parceiros da área social e da saúde pública e privada. Outras informações relacionadas ao desenvolvimento das atividades nos dois dias estão no site: https://nascercamposgerais.wixsite.com/meusite

Emanuelle Nunes e Isabela Gobbo Aguiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta