Inicia hoje o 7º Colóquio Mulher e Sociedade, evento produzido pela UEPG

O 7º Colóquio Mulher e Sociedade tem como tema “Desigualdades de gênero e interseccionalidade: os direitos humanos em tempos de crise”. O primeiro dia do evento contou com o lançamento do livro “Vivência de mulheres no espaço e tempo de pandemia de Covid-19: perspectivas transnacionais”, que conta a história de 18 mulheres de diferentes países, e está disponível em português e espanhol gratuitamente na internet. O painel “Direitos humanos em tempos de pandemia: vida e luta das mulheres indígenas e quilombolas”, contou com participação de María Cruz Tornay (Universidad de Huelva, Espanha), Sandriane Lourenço (Organização da Juventude Indígena Pankará) e Geórgio Ítalo Ferreira de Oliveira (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos/Nepam-UFAM).

A painelista, Sandriane Lourenço (da Organização da Juventude Indigena Pankára), falou sobre a luta e o desafio vivido por mulheres negras durante a pandemia, e a convidada María Cruz Lourenço sobre as perspectivas de gênero e tratamento informativo da Covid-19.

O primeiro dia do evento teve como mediadora a professora Karina Janz Woitowicz , que prestou uma homenagem à jornalista formada pela UEPG, Ana Vaghetti, vítima da COVID-19, e relembrou também a importância da celebração do dia do orgulho LGBT.

O evento uma promoção do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero do Mestrado em Jornalismo e pelo projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e parceria da Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais.

A partir das 14h de hoje (28) o evento tem continuidade com apresentações de trabalhos científicos e às 19h inicia com os preparativos para a Pré-Parada LGBT dos Campos Gerais. A transmissão acontece pelo Facebook do ELOS, e é aberta para todo o público.

Revisão: Eder Carlos