Arquivo Lésbico Brasileiro lança financiamento coletivo para estruturar a preservação dos materiais

“Firmando as raízes do Arquivo Lésbico Brasileiro” é o nome dado para o financiamento coletivo do Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB) que tem o objetivo de criar uma estrutura com equipamentos que possam administrar e cuidar melhor dos materiais da instituição.  A campanha foi lançada no dia 18 de junho e encerrará no dia 02 de agosto. 

O ALB iniciou as atividades em janeiro de 2021, mas foi fundado no dia 19 de dezembro de 2020 por pesquisadoras que já trocavam textos e periódicos difíceis de encontrar sobre a comunidade lésbica, quando passou de uma organização autônoma e informal para uma instituição legal. “Nós achamos mais interessante criar uma instituição legal para esse material, porque a princípio o material estava salvo no nosso grupo que a gente compartilhava uma com a outra e pronto, mas quando se cria a instituição, a gente dá uma ‘cara’ mais formal. As instituições tendem a ser permanentes, assim, independente do que acontecesse, a ideia era ter uma estrutura para garantir a preservação dessas fontes e o acesso a elas, de maneira democrática e de maneira gratuita.” explica a co-fundadora do arquivo e diretora geral, Paula Silveira Barbosa.

Atualmente, o Arquivo Lésbico Brasileiro é mantido por doações de apoiadoras e apoiadores do projeto e pelas anuidades das integrantes da organização. Sendo assim, o financiamento coletivo permite concretizar os objetivos do Arquivo de zelar pela qualidade dos materiais adquiridos e reunidos, garantindo a integridade e a não deterioração. Serão comprados scanners, impressoras, pastas para os materiais e kits de higienização para viabilizar o manuseio. 

Os registros serão disponibilizados a partir do segundo semestre de 2021 na biblioteca virtual do arquivo e será de acesso gratuito para todos os interessados, mediante identificação. A primeira coleção a ser liberada será voltada para os periódicos lésbicos. 

Importância do Arquivo Lésbico Brasileiro

“De alguma forma é uma maneira de respeitar o legado dessas ativistas também, preservar a trajetória delas” expõe Paula Silveira Barbosa sobre a criação do arquivo.

A Organização reúne, cuida e preserva materiais que retratam as histórias e as vivências da comunidade lésbica do Brasil no decorrer do tempo, que foram historicamente silenciadas e invisibilizadas. 

Barbosa destaca a importância de ter o arquivo funcionando no Brasil, principalmente nesse período político. “Acredito que é bastante simbólico que o arquivo se organize, porque não estamos vivendo um momento qualquer no país. A existência do arquivo, assim como de outros projetos LGBTs que surgiram na mesma época, diz que nós não estamos apenas existindo, mas nós estamos fazendo acontecer os nossos projetos, independentemente da vontade dessas pessoas preconceituosas e que nos discriminam,” esclarece. 

Participação e doação para o Arquivo Lésbico Brasileiro

É possível integrar ativamente o projeto, basta entrar em contato por email ou pelas redes sociais. Também é possível fazer doações de materiais que sejam de interesse da organização, para isso, é só entrar em contato com o ALB para obter informações. 

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta