Biossegurança no ensino presencial – Escolas Estaduais fornecem máscaras ineficazes para a Covid-19

As aulas presenciais da rede estadual retornaram em julho em todo Paraná para uma porcentagem de estudantes, uma vez que  profissionais da educação já receberam a vacina. Vale lembrar que mesmo vacinadas as pessoas ainda transmitem a Covid-19. A norma estabelecida pelo governo do estado é que todos os que optarem pelo ensino presencial devem usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento.

Atualmente, a biossegurança das escolas estaduais é feita por profissionais da educação que passaram por uma preparação junto à Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed). Mas, segundo um dos professores da rede que leciona em Ponta Grossa, que não quis se identificar por medo de represálias na escola onde trabalha, conta que as medidas não estão sendo seguidas. “Nem sei usar o medidor de temperatura”, comenta.

Entre as medidas está o uso de máscara, que caso o aluno e a aluna não tenham, a escola deve fornecer. O professor, que não quis se identificar, informou que a máscara ofertada em seu colégio não é a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda o uso da máscara cirúrgica juntamente com a máscara de tecido, para aumentar a eficácia da proteção.

Um aluno do Colégio Estadual Polivalente, que começou a frequentar as aulas presenciais, contou que volta e meia recebe recomendações para manter o distanciamento. “Pelo que vi, tem álcool em gel em todos os lugares” explicou. A Seed também disponibilizou uma cartilha no site Aulas Seguras  , com algumas recomendações sobre o retorno às aulas presenciais no Paraná.