Cáritas promove evento para discutir direitos dos migrantes

Palestra esclareceu questionamentos de migrantes e reforçou a necessidade de políticas públicas

Entre os dias 19 e 26 de junho, a Cáritas Diocesana de Ponta Grossa organizou a 37ª Semana do Migrante com o tema “Migração e Saberes: escuta com sabedoria e ensina com a prática”. O evento contou com rodas de conversa, programação cultural voltada aos migrantes e atividades de formação. Durante a palestra com a assistente de Proteção Legal da Cáritas Brasileira Regional do Paraná, Isabella Traub, ocorrida no sábado, 26, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os migrantes foram informados sobre os conceitos elementares dos seus direitos e garantias no Brasil e tiraram dúvidas sobre diversos assuntos.

O principal foco da rede internacional Cáritas no Paraná é trabalhar com acolhimento e integração em torno da temática de migração e refúgio. Isabella Traub explica que, para trabalhar com esses fatores e cumprir com o objetivo de integrar migrantes e refugiados, é necessário entender quem são eles. Segundo ela, a figura do  migrante está ligada a aquele que se desloca dentro do seu próprio país ou em âmbito internacional para buscar melhores condições de vida. O refugiado é aquele que cruza a fronteira internacional e deixa seu país de origem por medo de perseguição ou generalizada violação dos direitos humanos.

Isabella Traub alega que durante o processo migratório existem diversos desafios. “Durante a saída do país de origem, devido à situação de vulnerabilidade em que se encontra, há dificuldade dos migrantes de se preparar para garantir um local seguro para morar”, explica.

Após apresentados os direitos dos migrantes e refugiados, os presentes relataram situações de desorganização durante os atendimentos de garantia de direitos destinados a eles, mostrando uma falha nas políticas públicas. Um dos casos mencionados se refere à entrega dos diplomas do ensino fundamental ou médio, cursados no país de origem, que não foi entregue pelo órgão responsável. “Precisamos de políticas públicas efetivas e que realmente façam a mudança na sociedade. É necessário pensar na construção das políticas com os migrantes, não apenas para migrantes, em uma construção conjunta”, destaca Isabella Traub.

A palestra encerrou com uma confraternização com o público, que motivou a interação entre os migrantes residentes em Ponta Grossa. A Cáritas relembra a necessidade de uma participação maior dos ponta-grossenses durante a Semana do Migrante, para que as informações passadas não fiquem limitadas a um público específico.

 Confira algumas imagens do evento:

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta