Cerca de 23 mil famílias não têm onde morar em Ponta Grossa

Segundo a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a carência habitacional de Ponta Grossa é de 23.656 casas, sendo o quarto maior déficit habitacional do Paraná. Segundo o artigo 6° da Constituição Federal, todo brasileiro tem direito a moradia e uma vida digna. Em busca de oferecer o mínimo de dignidade a famílias que residem em casas sem estrutura, a enfermeira Evelyn Nogueira criou o projeto Brasil sem Frestas, que tem o intuito de revestir casas de madeira com caixa de leite, impedindo o vento de entrar nas residências.

O projeto foi criado em 2018 na cidade de Ponta Grossa. A idealizadora se inspirou no projeto que já existia em Curitiba e hoje paralisou as atividades. O trabalho não conta com nenhuma ajuda política ou religiosa, funciona apenas com o empenho de voluntários. Na pandemia, a instituição ajudou na fabricação de lençóis, máscaras e toucas cirúrgicas para os hospitais da cidade, principalmente para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. “Foram mais de 150 mil máscaras entregues por toda a cidade”, relata Raquel Rossoni, voluntária do projeto.

Foto: Brasil sem Frestas

O trabalho tem cerca de 100 voluntários indiretos e 12 que atuam diretamente. “Decidi me voluntariar após um aluno reclamar que passou frio à noite e que não foi para aula pois não conseguiu dormir. Vi o Brasil sem Frestas na TV e resolvi me voluntariar’’, conta Marta Camargo, nova integrante. Desde 2018 foram atendidas 49 casas em Ponta Grossa e três na cidade de Carambeí. As residências têm a durabilidade de cerca de cinco anos. A presidente do projeto, Mariléia Paulovski, expõe a sensação de poder ajudar as famílias com algo simples: “A alegria das famílias vendo a casa pronta é inexplicável”. Ela ainda ressalta a necessidade de novos voluntários para ampliar as ações do projeto.

A moradora do bairro Ouro Verde, Evelyn Melo, descreve a sua experiência com o projeto: “O Brasil sem Frestas me ajudou muito, eu não tinha condições de revestir minha casa e sempre que chovia ela alagava; depois que o projeto revestiu, nunca mais isso aconteceu”. Para ser auxiliado ou se tornar voluntário basta entrar em contato com a página Brasil sem Frestas no Facebook. Para a doação das caixas de leite é necessário que as embalagens sejam cartonadas e estejam devidamente higienizadas. O local de entrega é na Rua Pedro Mascarenhas Ribas, número 5, no bairro Jardim Carvalho.