Conferência Municipal de Cultura discute políticas públicas para o setor

A 20ª edição da Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de abril, abriu espaço para discussões sobre políticas públicas na área da cultura. Promovida pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), a Conferência acontece todos os anos desde 2011, quando foi criado o Conselho.

A primeira noite contou com a participação do coordenador do Sistema Estadual de Museus (COSEM) Renê Wagner Ramos, que apresentou dados sobre a área da cultura no Paraná nos últimos anos e os objetivos para o setor em 2019. Um aspecto destacado pelo coordenador foi a desigualdade na distribuição do investimento no Paraná para a área da cultura. Como a maior parte da verba é destinada para cidades com mais de 100 mil habitantes, os recursos para a cultura se tornam limitados para os municípios pequenos e concentrados principalmente na capital do Estado.

Foto: Vitória Rosa

Também foram apresentados dados de Ponta Grossa sobre os editais promovidos pelo Conselho Municipal de Política Cultural pelos conselheiros Rafael Schoenherr e Helcio Kovaleski. Entre outras questões, Schoenherr destacou que a maior parte dos eventos na área da cultura acontece na região central e no bairro de Uvaranas, o que demanda ações de incentivo à produção e à circulação da cultura de forma mais descentralizada na cidade.

Na noite de quinta-feira (04), a Conferência contou, pela primeira vez, com a apresentação de resultados de pesquisas sobre políticas culturais de diferentes áreas do conhecimento. A Conferência encerrou na sexta-feira (05) com a indicação de homenagens culturais e a eleição dos novos representantes para o Conselho, para o período de 2019 a 2021. O CMPC dispõe de representantes de sete áreas: música, literatura, artes visuais, cine-foto-vídeo, teatro, artes e manifestações populares e dança e circo. Entre estas, apenas dança e circo não elegeu representante por falta de participação de artistas deste segmento.

Foto: Vitória Rosa

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta