Elos Comunidade: Organizações filantrópicas ajudam pessoas em situação de rua

Após a chegada do inverno, a situação dos moradores de rua e a luta pela sobrevivência estão cada dia mais complicadas. Por isso, há necessidade da divulgação do funcionamento e dos serviços oferecidos por instituições ponta-grossenses que auxiliam pessoas que precisam de abrigo. Confira a lista abaixo:

  • ABASPG: A associação ligada à Igreja Batista busca promover ações na área da assistência social, saúde e educação, bem como o apoio espiritual, a segurança alimentar, a cultura, o esporte e o lazer, com valores que integram a cidadania, os direitos humanos, a equidade, a democracia e a ética. Além procura incentivar o serviço voluntário que constitui um importante instrumento na execução de suas atividades.

Contato: (42) 3025-7739 

Endereço: Praça Duque de Caxias, 67 – Centro

  • Casa da Acolhida: É uma entidade filantrópica que abriga temporariamente pessoas em situação de risco, como moradores de rua, andarilhos, migrantes, sem-teto, desempregados, pessoas sem família, enfermos em tratamento não hospitalar, pessoas que sofrem violência no lar, etc.

Contato: (42) 3235-5934

Endereço: R. Doracílio correia, 316 – Cara-Cara.

  • Casa da Sopa da Vó Tereza: Instituição Beneficente que trabalha com hortas solidárias, distribuição de sopas a moradores de rua e famílias em vulnerabilidade social e distribuição de roupas para a comunidade. Seus serviços são alinhados ao Trabalho Comunitário na Comunidade Com Sopão, Clube de Mães e atividade com o CREAS. Os serviços acontecem todas às segundas-feiras das 8h às 17h . 

Contato: (42) 3226-3095

Endereço: R. Expedicionário Vicente Rodrigues Do Prado, 231 – Cara-Cara. 

  • Centro POP: são unidades públicas de referenciamento da Proteção Social de atendimento especializado, onde devem ser ofertados serviços de proteção a indivíduos e famílias vítimas de maus-tratos, violência, abuso e exploração sexual e outras formas de violação de direitos, tais como o trabalho infantil, situação de rua, negligência, etc. A instituição funciona de segunda a sexta das 8h às 17h. 

Contato: (42) 3026-1065

Endereço: R. Tobias Monteiro, 74 – Centro. 

  • FASPG: Órgão responsável pelo planejamento, coordenação e execução da Política Municipal de Assistência Social e pela gestão do SUAS- Sistema Único de Assistência Social do Município de Ponta Grossa. Atualmente, organiza acolhimento temporário de pessoas em situação de rua no ginásio Zucão, onde a população recebe colchões, cobertores, kit de higiene pessoal, máscara, álcool em gel e um kit de lanche todos os dias. O local abre as portas para essa população a partir das 20h  até as 8h do outro dia. 

Contato: (42) 9 8872-3820

Endereço:  R. Joaquim Nabuco, 59 – Uvaranas.

  • Organização Irmã Scheilla: o serviço de filantropia da associação espírita-cristã baseia-se na distribuição de sopas, cestas básicas, cobertores e roupas para pessoas necessitadas. Segundo a vice-presidente da organização, Maria Etelvina Wosiacki, a instituição sobrevive com doações e com serviços voluntários, que costuram e bordam para um brechó próprio, além das pessoas que cozinham as sopas. As sopas são distribuídas de segunda à sexta, das 11h30 às 13h30 e das 18h30 às 20h.

Contato: (42) 3224-4828

Endereço: R. do Rosário, 556 – Centro.

  • Ministério Melhor Viver: Organização sem fins lucrativos focada na vivência e ensino de princípios cristãos, incluindo serviços de abordagem de moradores de rua e pessoas em situação de rua, oferta de acolhida (café e sanduíche), orientações socioassistenciais, encaminhamentos e traslados a todos os gêneros e faixas etárias. 

Contato: (42) 3223-9414

Endereço: R. Herculano de Freitas, 751 – Jardim Carvalho.

Vale lembrar que se encontrar alguém em situação de vulnerabilidade, ofereça ajuda entrando em contato ou apresentando as instituições mais próximas. 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta