Elos organiza oficina em escola estadual

Durante a tarde do dia 05 de abril, numa quinta-feira, a equipe do Projeto Elos organizou oficina com alunos do Colégio Estadual Professor Meneleu Almeida Torres, em Ponta Grossa. A oficina veio da iniciativa dos próprios estudantes do ensino médio com objetivo de criar e veicular um jornal dentro da escola, abordando além do conteúdo de interesse escolar, também matérias do bairro ao redor.

A reunião aconteceu em um auditório dentro do colégio, onde sentamos em círculo para discutir como um jornal é produzido. No começo houve uma timidez de ambas as partes, mas durante o desenrolar da conversa os alunos passaram a sentir certa liberdade em expressar os problemas que eles encontravam dentro de suas realidades. Durante a oficina abordamos várias questões importantes de como redigir um jornal. Desde os critérios de noticiabilidade, da estrutura textual até a abordagem de fontes e temas.

Foto: Enaira Schoemberger

Os alunos já chegaram com uma ideia de primeira matéria, a qual nos surpreendeu devido à seriedade do tema: a falta de educação sexual dentro do espaço estudantil. Eles alegaram que a quantidade de adolescentes grávidas dentro do colégio é preocupante e eles querem, através do jornal, trazer informações sobre métodos contraceptivos e incentivar alunas nessa situação a não largar os estudos. Além dessa pauta, eles já visavam abordar outros assuntos de extrema importância no ambiente do colégio. Como alunas de jornalismo ficamos orgulhosas em perceber que eles enxergam a veiculação de um jornal dentro da escola como uma maneira de melhorar o seu entorno.

Como um dia não é suficiente para tratar de todas as questões que envoblvem o jornalismo, nós resolvemos manter contato com os alunos para quaisquer dúvidas e necessidades que apareçam ao longo do caminho. Uma próxima oficina será remarcada com os alunos. O nome do jornal já está decidido, “Jorneleu” e estamos aguardando ansiosamente a sua primeira edição.

Emanuelle Soares e Enaira Schoemberger