Em Defesa da Democracia, Não ao Perigoso Retrocesso: Carta Aberta de Professoras e Professores da Graduação e Mestrado em Jornalismo da UEPG

Professoras e Professores dos Cursos da Graduação e Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, manifestam completo repúdio a todo tipo de violência, presente no discurso do ódio instaurado durante esta campanha eleitoral 2018 à Presidência da República, desde o 1° turno e mais fortemente no decorrer das semanas na reta final do 2° turno, com ataques graves aos direitos humanos e apologias a regimes ditatoriais. claramente nazi-fascistas, com afronto à Democracia no Brasil.

Repudiamos as ações de campanhas construídas sob notícias falsas e disseminadas pelas redes sociais, através de milhares de robôs impulsionados por sistema de computador e milhões de perfis falsos, em grupos abertos e fechados. O que é mais grave: prática financiada por Caixa 2 aos custos de R$ 12 milhões, não informados à Justiça Eleitoral, conforme denúncia em 18 de outubro deste ano por um dos principais jornais brasileiros e repercutida pela imprensa nacional e internacional. Campanhas construídas pelas chamadas Fake News enganam e induzem o eleitor, com a única finalidade de construir uma falsa ilusão de adesão pela ampla maioria a determinado candidato, o que já é explicitamente considerado crime eleitoral, expresso na Legislação Eleitoral Brasileira, que regulamenta a propaganda na internet.

Repudiamos toda cobertura jornalística tendenciosa dos veículos de comunicação (TV, rádio, jornais, revistas e internet), que historicamente antecipam suas escolhas por determinado candidato e expõem aos milhões de cidadãos e cidadãs abordagens com viés da propaganda enganosa, distanciando-se dos verdadeiros princípios do jornalismo.

Em nosso papel de professoras e professores de Jornalismo, alertamos aos cidadãos e cidadãs sobre o perigoso cenário construído nestas eleições, que projeta o País a um tempo obscuro, com possível cerceamento da liberdade de expressão, retirada total dos direitos civis e políticos, enfraquecimento das instituições políticas, governamentais e não governamentais e do sistema educacional, agravamento da violência nas ruas com o discurso da liberação do porte de armas, com o acirramento do desrespeito à mulheres, pobres, negros, às diferenças de gêneros, aos índios e movimentos sociais populares urbanos e camponeses.

Denunciamos a ausência de clareza nos programas de governo e a falta de debate sobre políticas públicas conduzidas atipicamente nestas eleições, em que candidato se apresenta apenas por curtas mensagens em redes sociais, ampliadas inescrupulosamente pelos veículos de comunicação, se negando ao diálogo direto com seus próprios eleitores e ampla sociedade. Nestas eleições, está em jogo a Soberania do Brasil.

Na falta de transparência, postulante que se dedica a dirigir ataques ao jornalismo e a jornalistas se apresenta numa evidente afronta ao exercício profissional e ao direito à informação.Ao mesmo tempo,denunciamos campanha que não assegura zelo algum pelo combate a qualquer forma de censura e de cerceamento ao trabalho intelectual, artístico, cultural, jornalístico e educacional.

Alguém que disputa um cargo público de tal envergadura e reage de modo violento a quaisquer questionamentos deve gerar dúvidas sobre a real e futura competência para negociação dos mais variados e legítimos interesses com vistas ao bem geral daqueles que, sobretudo, mais precisam da ação do Estado brasileiro. Defendemos a proteção de nossas riquezas naturais, como a preservação das florestas, dos rios, mares, animais e todo ecossistema, a busca pelo fortalecimento da qualidade do sistema educacional e da saúde pública, assim como o respeito às diferenças culturais, religiosas e valores humanos, verdadeiros pilares para a sobrevivência das próximas gerações, num futuro não mais distante.

Por defendermos um Brasil para todas e todos, nosso repúdio a todo tipo de projeto que nos impõe a entrega de nossas riquezas às empresas transnacionais e ao mercado financeiro internacional. Que possamos juntos, com liberdade, construir um País verdadeiramente melhor. Não ao discurso de ódio e de violência. Que busquemos sempre fortalecer a verdadeira Democracia! Retrocesso, Não, Nunca, Jamais!

Ponta Grossa, 20 de outubro de 2018