Ensino presencial: entre o acesso à educação e os riscos de contágio

“Já tivemos turmas inteiras suspensas por causa do vírus”, relata professora de CMEI sobre o retorno presencial de estudantes

O projeto “Nenhum aluno a menos”, iniciado neste ano em Ponta Grossa, consiste em uma série de ações de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria Municipal de Educação contabilizou 1354 estudantes que não foram alcançados pelo ensino remoto por falta de acesso às mídias eletrônicas. Isso representa cerca de 7% do total do ensino fundamental. Já na educação infantil, cerca de 8% dos alunos não tiveram acesso ao ensino remoto, um total de 347 estudantes.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, explica o funcionamento do projeto. “Estamos desenvolvendo várias ações para que esses alunos retornem para a escola, com visitas domiciliares, com parcerias, com serviço social escolar, com o Conselho Tutelar, com a Vara da Infância”, destaca Simone.

Uma professora de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Ponta Grossa, que preferiu não se identificar, declara que algumas instituições receberam os EPIs apenas após o retorno das aulas. A professora salienta o risco do retorno presencial. “O retorno imprudente das aulas, nesse momento crítico da pandemia, coloca não só as unidades escolares e CMEIs em risco, como toda a comunidade escolar. Não dá para isentar os gestores da responsabilidade pelas vidas”, observa.

O protocolo adotado pela Prefeitura segue as normativas gerais da saúde (SESA Resolução n° 98/21). A professora do CMEI afirma que as medidas não facilitam a realização das suas funções quando são aplicadas no modo presencial de ensino. “Pode ser muito bonito de falar e muito bonito de se ver no papel, mas para o nosso trabalho é muito dificultoso”, aponta. Além disso, o risco de contágio é extremamente alto, como relata a professora. “Já tivemos crianças infectadas, funcionários, turmas inteiras suspensas e até falecimento causados pelo vírus. Precisamos fazer de tudo para evitar que algo aconteça com os nossos alunos”, acentua.

Imagem: Reprodução Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa