Filhos de Quem? denuncia a quebra de direitos na destituição familiar em Ponta Grossa

O documentário Filhos de Quem? retrata a vivência de famílias separadas quando crianças e adolescentes são levados a abrigos pelos conselheiros tutelares. Produzido em novembro de 2008 por Maria Czelalski, assistente social de Ponta Grossa, e Douglas Moreira, jornalista, o longa foi gravado em apenas um dia e, segundo Maria, é um grito diante de toda a violência contra crianças e adolescentes.

Segundo dados apresentados pela assistente social, em Ponta Grossa existe uma média de 7000 famílias abaixo da linha da pobreza. “Perdi meus filhos por ser pobre” é um dos relatos do documentário. A falta de direitos básicos garantidos pela Constituição Federal de 1988, como à moradia, são alguns dos principais motivos para que crianças e adolescentes sejam retirados de seus lares. Maria ainda destaca que muitas vezes há falta de justificativas concretas para haver o afastamento da família de origem.

O Art. 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) fala que “é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral”, mas como denuncia o documentário, isso pode não ocorrer na realidade.

As crianças e adolescentes acabam por passar todo o período entre a destituição familiar à maioridade dentro de casas de acolhimento, porque não são encaminhadas para adoção. Como é relatado no longa, dentro desses locais não falta o básico, como alimentação e higiene, mas eles acabam por não receber os apoios psicológicos necessários nessa faixa etária e quando saem do acolhimento, não possuem condições de se sustentarem, o que muitas vezes provoca que esses jovens se envolvam em atos ilícitos.

“Se eles não são filhos de suas famílias de origens e também não são cuidados pelo Estado que os tirou delas, então são filhos de quem?”, conta Douglas sobre a escolha do título do documentário. O jornalista ainda lembra que mesmo depois de 10 anos do lançamento, o longa continua atual, porque a situação não mudou dentro das casas de acolhimento.

O documentário foi exibido na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) durante a Semana de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes. Dentro do evento, na quinta-feira, dia 17 de maio, haverá uma panfletagem nas vias Vicente Machado e Benjamin Constant, das 11:30 às 13:30, sobre o tema. No dia 18, a partir das 13:00 no Parque Ambiental, atividades educativas serão oferecidas à comunidade em geral. Filhos de Quem? em breve estará disponível no YouTube para a visualização de quem tiver interesse.

Daniela Valenga