Iniciativa oferta curso para candidatos cotistas ao Mestrado em Jornalismo

Mestrandos em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promovem curso de preparação para candidatos que concorrem como cotistas no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação da instituição. As aulas acontecem às quintas-feiras, das 14h às 15h30, na Sala D 110 do Campus Central, e são destinadas a negros, indígenas, pessoas com deficiência, trans, refugiados ou técnicos da UEPG.

Este é o primeiro ano que o Mestrado em Jornalismo, da universidade, oferece vagas para cotas. A iniciativa veio dos próprios mestrandos, que apresentaram a ideia aos professores responsáveis pelo programa. “A pessoa precisa se preparar, porque se ela não tiver a nota, a cota não adianta”, explica Evelyn Silveira Barbosa, uma das idealizadoras do curso.

Ao todo são seis alunos do mestrado voluntários e cada aula terá dois responsáveis pelo planejamento. Evelyn fala que apesar das dificuldades, os acadêmicos estão se mobilizando para manter a qualidade do ensino público e o curso é uma destas ações, em que eles podem oportunizar os estudos àspessoas que possuem obstáculos na sociedade.

Até o momento, seis candidatos estão inscritos no curso. Maria de Fatima de Oliveira é um deles. Natural de Ipiranga, se graduou em Jornalismo em 2015 pela Secal e pausou os estudos para cuidar do filho. Atualmente, ela trabalha como técnica da UEPG e acredita que o Mestrado trará oportunidades para a sua carreira. “Quanto mais você estuda, mais preparada está para o mercado de trabalho”, avalia.

Ainda existe a oportunidade para se inscrever no curso através do e-mail preparatoriojornalismo@gmail.com

“Incentivamos que as pessoas participem, porque a oportunidade é única”, reforça Evelyn. Informações sobre o processo de seleção para o mestrado podem ser encontrados no edital da coordenação do programa (http://pitangui.uepg.br/propesp/ppgjor/editais/2018/Edital112018.pdf).

Por: Daniela Valenga