Lançamento de documentário e debate sobre vivências travestis é tema do último dia de Colóquio

O 7° Colóquio Mulher e Sociedade, que tem como tema “Desigualdades de gênero e interseccionalidade: os direitos humanos em tempos de crise”, teve continuidade nesta quarta-feira (30). No período da manhã, contou com a apresentação da Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais, com o painel “Vivências Travestis” e lançamento de documentário e peças audiovisuais que abordam sobre o tema.

O evento teve início com uma fala do acadêmico Guilherme Portela, que apresentou para o público a história da Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais, além de convidar a todos para acompanhar o evento que, em 2021, realiza sua 4° edição no próximo domingo (04).

O painel “Vivências Travestis” trouxe como participantes Debora Lee e Fernanda Riquelme, integrantes do Grupo Renascer, e os jornalistas formados pela Instituição, Matheus Rolim e Enaira Schoemberger, membros do Projeto Elos que auxiliaram na produção do documentário. As convidadas compartilharam suas experiências e vivências enquanto mulheres travestis e destacaram a importância de dar visibilidade a esse grupo que ainda se encontra em vulnerabilidade social.

Matheus Rolim, um dos produtores do documentário, relata que a produção conta a história das primeiras travestis de Ponta Grossa e mostra a força e o caminho que percorreram para chegar onde estão hoje. Enaira Schoemberger ressalta a importância da pluralidade no jornalismo, que possibilita fornecer espaços para amplificar a voz das minorias. Ao final do painel, foram transmitidos trailers do documentário para o público. A mediação foi feita pelo professor Muriel Emídio P. do Amaral.

O evento é uma promoção do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero do Mestrado em Jornalismo e pelo projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e parceria da Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais.

Hoje, a partir das 14h, o evento segue com as apresentações finais de trabalhos científicos com transmissão pela plataforma Google Meet. À noite, às 19h, ocorre o terceiro e último dia da Pré-Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais. Os convidados do encontro são Bruna Iara e Nilson de Paula Júnior, no painel “Políticas de inclusão LGBTQIA+”. Para ter acesso a íntegra do terceiro dia do 7° Colóquio Mulher e Sociedade, basta acessar a página do projeto Elos no Facebook.

Por Deborah Kuki, Larissa Godoi e Manuela Roque