Maioria de votos brancos e nulos não cancelam eleições

Os alunos do 2º ano de Jornalismo da UEPG, Gustavo Camargo e Teodoro Anjos, assistiram à palestra “Jornalismo e eleições 2018”, na Faculdade Secal. O evento contou o palestrante Roberto Ribas Tavarnaro, ex-juiz substituto do TRE/PR e professor do curso de Direito da Faculdade Secal. O evento teve apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR).

Palestrante Roberto Ribas Tavarnaro, ex-juiz substituto do TRE/PR e professor do curso de Direito da Faculdade Secal.

No momento, os acadêmicos da UEPG Gustavo e Teodoro aproveitaram para questionar o palestrante sobre o funcionamento dos votos brancos e nulos, nas eleições. “Não existe nenhuma consequência ao número de votos branco e nulos. Tanto votos brancos quanto nulos, ambos não são considerados válidos, ou seja, não são computados. Então se houver 90% de votos brancos ou nulos, serão apurados somente os 10% válidos, e assim será dado o resultado das eleições”, esclareceu o professor, Roberto Ribas Tavarnaro.

Gustavo Camargo fazendo sua pergunta ao palestrante.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou campanha a fim de incentivar o voto nas eleições, o objetivo foi de sensibilizar os eleitores para participação do cidadão. De acordo com números divulgados pela Agência Brasil: “No primeiro turno da eleição presidencial de 2014, 115,1 milhões de eleitores foram às urnas, sendo que 4,4 milhões votaram em branco, 6.7 milhões anularam e 27,7 milhões não compareceram. No segundo turno, o número de eleitores que não foram votar aumentou, chegando a 30,1 milhões”.

Texto: Ligia Tesser

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta