Mais de 200 idosos foram vítimas de violência nos primeiros meses de 2022 em PG

O mês de junho é destinado à conscientização sobre a violência contra os idosos em todo o país

Os dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Ponta Grossa, registraram, juntos, 203 atendimentos de violência contra idosos e idosas no período de janeiro a maio de 2022. Os dados revelam 182 casos de abandono na cidade, seja em residência ou em casas hospitalares. Ainda segundo os dados oficiais, em 21 dos registros houve violência física, psicológica ou sexual.

A coordenadora dos CREAS I e II e assistente social, Lisiane Marques, alerta que o número de casos pode ser ainda maior. “O mais difícil para nós, dos Centros, é ter acesso a casos da população com maior índice de renda”, explica a assistente social. Segundo ela, quando a família tem uma renda mais baixa, o contato e a denúncia ocorre mais facilmente, já quando a renda é maior, os casos ficam mais velados. “Só chega a nos casos em que existe uma disputa de herança, ou algo assim”, explica Lisiane.

Em Ponta Grossa, as mulheres são as que mais sofrem com as violências, já que mais da metade dos casos registrados pelos CREAS, nos período citado, são do público idoso feminino. Somente no mês de abril, foram 33 casos de abandono de mulheres idosas na cidade. Os números contabilizados integram o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos da cidade.

A coordenadora dos CREAS ainda lembra que a denúncia é um passo importante para se combater a violência contra idosas e idosos. Atualmente, Ponta Grossa conta com três meios de denunciar casos de violência, são eles: o telefone da Prefeitura 156, o Disque 100 e o Disque 81, ambos do Governo do Estado do Paraná.

 

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta