Mulheres se sobressaem na luta contra o coronavírus

Neste mês de março, o Elos faz uma homenagem às profissionais mulheres que estão há um ano trabalhando na linha de frente no combate à Covid-19

As profissionais mulheres se destacaram no enfrentamento do novo coronavírus como maioria na área da saúde no Brasil. Segundo dados da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) as mulheres são 79% da força de trabalho na área de Saúde. Apenas no Hospital Universitário de Ponta Grossa, linha de frente do combate à Covid-19 na região, a maioria dos cargos são ocupados por mulheres.

Em todo o Brasil, dos profissionais enfermeiros(as) 85% são mulheres, o que se repete entre os técnicos e auxiliares em enfermagem. Entre os agentes comunitários a porcentagem de mulheres ultrapassa os 70%, já entre os médicos(as) o número é menor, elas ocupam 40% dos cargos. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2020).

A fisioterapeuta Thalita Sidoski é uma dessas profissionais. Há 5 anos trabalha na área da saúde e atualmente integra a equipe do Hospital Universitário de Ponta Grossa que atende pacientes com o novo coronavírus. Thalita conta que o medo é o seu companheiro no dia a dia de trabalho: “era algo totalmente desconhecido, não sabíamos o que estava nos esperando, voltar para casa é uma das maiores preocupações, o medo de contaminar os familiares”. Em Ponta Grossa, o número de casos positivos já ultrapassou os 22 mil com 388 mortes; no Hospital Universitário existem 40 leitos UTI Covid-19, e já passa de 5 o número de dias em que a ocupação está em 100%. Sidoski também comenta sobre a participação feminina na profissão: “saúde é um campo profissional que nos abraça. O carinho e delicadeza que a mulher dá a seus pacientes, é como se fosse mãe”.

Em setembro de 2020, a Organização Pan Americana de Saúde (OPAN), afirmou que o maior número de profissionais da saúde infectados está nas Américas, o que inclui o Brasil. Em todo o continente, o número de profissionais da saúde infectados já ultrapassa os 500 Mil com mais de 2 mil mortes.

imagem: reprodução do Instagram do Hospital Universitário (HU) da UEPG
Por Heryvelton Martins

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta