Nota de lamento a Nathalia Deen

O Grupo de Extensão Elos tem como sua principal finalidade informar e orientar a comunidade, através do desenvolvimento de atividades e produções jornalísticas, sobre os direitos de cada cidadã e cidadão, e que são garantidos especialmente pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, a nossa equipe, através dessa nota de lamento, expressa sua indignação e repúdio à violação do direito básico à vida, ocorrida na madrugada desta sexta feira (6), com o assassinato da estudante de Agronomia da UEPG, Nathalia Deen.

Mais um crime de feminicídio dentre tantos que ocorrem diariamente nas cidades brasileiras. Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), de 2010 a 2015, mostram que foram registrados em média 4,5 assassinatos para cada 100 mil mulheres. O feminicídio caracteriza-se como um homicídio qualificado por questões de gênero, ou seja, mulheres que são assassinadas pelo fato de serem mulheres.

Somos estupradas, violentadas e assassinadas constantemente. Fechamos os olhos e ouvidos diante de abusos cometidos contra nossas amigas, colegas, irmãs e mães. O silêncio mata. Precisamos gritar diante de todo esse absurdo e exigir que as nossas vozes sejam ouvidas e nossas vidas preservadas.

O Elos lamenta a morte de Nathalia e de todas as mulheres vítimas de feminicídio. Desejamos paz e conforto a todos os seus amigos e familiares. Continuaremos na luta pela garantia dos nossos direitos.