Núcleo Maria da Penha atua na conscientização do enfrentamento à violência doméstica e intrafamiliar

Em 25 de novembro de 1960, as três irmãs Mirabal foram assassinadas pelo seu ditador na República Dominicana. As mulheres dedicaram sua vida à luta pelos direitos das mulheres, e se tornaram símbolo do feminismo. 39 anos após suas mortes, em 1999, a ONU instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, em homenagem às irmãs.

No combate ao fim da violência doméstica, o Núcleo Maria da Penha da Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou na semana do dia 25 eventos voltados à conscientização para mulheres em situação de vulnerabilidade. As ações envolveram panfletagem nos banheiros femininos da UEPG, palestras, participações em programas de televisão e rádio, mostra de curtas e intervenções no campus de Uvaranas e no Colégio Agrícola.

A panfletagem ocorreu em banheiros femininos dos dois campi, para que mulheres vítimas de violência possam conhecer as formas de pedir por ajuda. Os panfletos contam com números de contato do NUMAPE e o endereço de suas redes sociais.

O objetivo da semana foi evidenciar ferramentas disponibilizadas pelo NUMAPE para que mulheres vítimas de violência possam buscar ajuda. Em palestra realizada no último dia 24, no Grande Auditório da UEPG central, foram trabalhadas as diferentes nuances da violência contra a mulher. Mediadas por Nara Luiza Valente, coordenadora do Núcleo Maria da Penha, a doutora em ciências sociais aplicadas Bruna Alves Lopes e a Pró-reitora profa. doutora Ione Jovino discutiram os contrastes entre a violência sofrida por mulheres com deficiência e negras.

O Núcleo Maria da Penha é uma atividade extensionista dos cursos de bacharelado em direito e serviço social e se encontra na avenida Maria Perpétuo da Cruz, 111. O NUMAPE atende por plantão nos números: (42) 99929-2600, (42) 3220-3475, (42) 2102-8615, (42) 2102-8614.